ANTI-RACIST ADVERTISING

PROMISING INITIATIVES EMERGING IN DOUBLE ARTICULATION MODALITIES

Authors

  • Enéias Brum Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i1.45681

Keywords:

Advertising, race, double articulation

Abstract

This study aims to identify and characterize double articulation modalities in advertising together with its audience’s contestation practices linked to racism and anti-racism in Brazilian contemporary advertising. Based on double articulation modalities in advertising and anti-racist advertising notions and via document analysis, this qualitative research aims to show a corpus collected in specialized advertising media (2011- 2019). Our results show campaigns which are crossed by racial issues and contested by its audience, together with their motivations and the manifestations of advertisers and advertising agencies and the emergence of pro-diversity initiatives.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Enéias Brum, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Públicas (UFRGS), mestre em Comunicação (UFRGS) e doutorando em Comunicação Social (PUCRS). Pesquisador dos projetos "INOVA PP" do PPGCOM/PUCRS e "Rumos da pesquisa em publicidade" do PPGCOM/UFRGS e do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (PPGCOM/UFRGS).

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Publicidade e Propaganda (UCPel) e em Design Gráfi co (UFPel), mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e pesquisadora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRGS). Coordenadora do Projeto “Rumos da pesquisa em publicidade” e autora dos livros Fluxo publicitário e Meios e Audiências I e III,  além de artigos em periódicos

References

ARAUJO, Leonardo. Coletivo empodera comunicadores negros no Instagram. Propmark, São Paulo, 29 nov. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3ROuhjZ. Acesso em: 20 jul. 2021.

ARAUJO, Leonardo. Agências e players do mercado trabalham para formar profissionais negros. Propmark, São Paulo, 20 nov. 2019a. Disponível em: https://bit.ly/3S9GG1B. Acesso em: 20 jul. 2021.

ARAUJO, Leonardo. Africa e o desafio da gestão de pessoas. Propmark, São Paulo, 26 set. 2019b. Disponível em: https://bit.ly/3UeTTby. Acesso em: 20 jul. 2021.

BARBOSA, Mariana. Grupo de Planejamento de São Paulo mapeia diversidade na área. Propmark, São Paulo, 2 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ROuBzf. Acesso em: 20 jul. 2021.

BARROS, Carla. A “invisibilidade” do Mercado de baixa renda nas pesquisas de marketing: as camadas populares consomem ou sobrevivem? In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2., 2006, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Anpad, 2006.

BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: ECA: Cone, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, Georg. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 17-36.

BRUM, Enéias. Modalidades de dupla articulação da publicidade: reconfigurações das práticas de produção de agências e anunciantes diante das práticas de contestação do público. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220965. Acesso em: 30 nov. 2021.

CAROLINE, Joselaine; BRUM, Enéias. Negritude, periferia e (in)visibilidades: reflexões sobre os atravessamentos socioculturais da agência Responsa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3P3OYqb. Acesso em: 5 ago. 2022.

DEAR Publicidade People: Precisamos falar sobre o racismo na propaganda. Adnews, São Paulo, 23 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BImC0W. Acesso em: 20 jul. 2021.

FCB INVESTE globalmente na cultura da diversidade e inclusão. Propmark, São Paulo, 25 out. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3U6V1xT. Acesso em: 20 jul. 2021.

FERNÁNDEZ, Alisson. O Boticário se posiciona sobre a publicidade para o Dia dos Pais. Propmark, São Paulo, 3 ago. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3xsR90h. Acesso em: 20 jul. 2021.

GREY reafirma seu compromisso de inclusão, colaboração e igualdade como palavras de ordem. Adnews, São Paulo, 29 abr. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3Bl5SLP. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. 7 coletivos de mulheres que têm mudado o mercado de trabalho. Meio & Mensagem, São Paulo, 6 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3LiRuIL. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. Debate étnico-racial chega (atrasado) às agências. Meio & Mensagem, São Paulo, 21 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3deTTHY. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. Grupo de Planejamento cria programa de inclusão e diversidade. Meio & Mensagem, São Paulo, 16 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BERwaB. Acesso em: 20 jul. 2021.

LEITE, Francisco. As brasileiras e a publicidade contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras. São Paulo: Alameda: FAPESP, 2018.

LEITE, Francisco. Para pensar uma publicidade antirracista: entre a produção e os consumos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 17-66.

LEITE, Francisco. Publicidade Contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação. Curitiba: Appris, 2014.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. Apresentação. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 13-16.

LEITE, Francisco; LIMA, Lunalva de Oliveira Mendes; BATISTA, Leandro Leonardo. Youtubers negras, narrativas midiáticas contraintuitivas, autoeficácia e ameaça dos estereótipos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 133-170.

LESSA, Isabella. Bullet suspende atividades da Responsa. Meio & Mensagem, São Paulo, 22 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3U6RLCF. Acesso em: 20 jul. 2021.

MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. O consumidor não tem cor, mas negro ele não é. Ou como os negros continuam fora da publicidade mesmo estando dentro do mercado consumidor. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 211-220.

MINISTÉRIO da Justiça gera polêmica no Facebook. Propmark, São Paulo, 15 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3Dnp4LM. Acesso em: 20 jul. 2021.

MONTEIRO, Thaís. Em manifesto, Mooc expande atuação para além da diversidade. Meio & Mensagem, São Paulo, 20 fev. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BjcPx3. Acesso em: 20 jul. 2021.

MOREIRA, Sônia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Barueri: Atlas, 2005. p. 269-279.

MORENO FERNANDES, Pablo. A publicidade na capital mineira tem cor? Pessoas negras na comunicação de anunciantes de Belo Horizonte. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 221-246.

MORENO FERNANDES, Pablo. O racismo revelado pela ausência: representatividade negra em anúncios de revista. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QmkdNZ. Acesso em: 5 ago. 2022.

MORENO FERNANDES, Pablo; LOUREIRO DA SILVA, Larissa; PINTO LIMA, Poliana. Racializando a publicidade: representatividade negra no segmento de bebidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Salvador. Anais […]. Salvador: Intercom, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3JA9Sft. Acesso em: 28 jul. 2021.

OLIVEIRA, Jéssica. Contratação às cegas ganha espaço nas agências. Propmark, São Paulo, 15 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3eOGFSy. Acesso em: 20 jul. 2021.

PENTEADO, Claudia. Agência3 muda gestão e investe no modelo de atuação “all beta”. Propmark, São Paulo, 17 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3DrXz3D. Acesso em: 20 jul. 2021.

PENTEADO, Claudia. Baixa presença de negros na publicidade é uma questão histórica e social. Propmark, São Paulo, 23 jan. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3djIDdg. Acesso em: 20 jul. 2021.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Estereótipos na publicidade: como a psicologia social pode nos ajudar a identificá-los e evitá-los? In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 87-110.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia social de estereótipos. São Paulo: EPU, 2002.

PEREZ, Clotilde; POMPEU, Bruno. Quando a presença está longe da equidade: o negro na publicidade brasileira, ainda um estereótipo. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Fluxo publicitário: anúncios, produtores e receptores. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Recepção, circulação e dispositivos sociais de crítica midiática: apontamentos para o estudo das práticas do receptor-consumidor-cidadão diante da publicidade. In: ENCONTRO NACIONAL DA COMPÓS, 20., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós, 2011. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1717.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

PLATAFORMA passa a régua no racismo publicitário. Adnews, São Paulo, 1 dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BmKsOu. Acesso em: 20 jul. 2021.

POST DE Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica. Adnews, São Paulo, 2 maio 2016. Disponível em: https://bit.ly/3Uc1JCE. Acesso em: 20 jul. 2021.

PROJETO combate expressões preconceituosas do mercado publicitário. Propmark, São Paulo, 1 set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3qGr7D5. Acesso em: 20 jul. 2021.

RIACHUELO comenta acusação de racismo em propaganda. Adnews, São Paulo, 2 maio 2016. Disponível em: https://bit.ly/3BlJBxF. Acesso em: 20 jul. 2021.

ROGENSKI, Renato. Bullet cria agência com talentos da periferia. Meio & Mensagem, São Paulo, 2 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BmPnii. Acesso em: 20 jul. 2021.

SAIBA porquê a diversidade faz parte da Artplan. Adnews, São Paulo, 5 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3RSrPJl. Acesso em: 20 jul. 2021.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

WOTTRICH, Laura. Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019.

Published

2022-11-11

Issue

Section

Artigos