A Teoria da Dinâmica da Opinião Pública de John R. Zaller: Aplicações Para o Caso Brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i2.3678Abstract
A teoria da mudança da opinião pública de John R. Zaller é uma das importantes abordagens que surgiram no campo da Ciências Sociais no últimos 20 anos. Seu livro seminal, “The Nature and Origins of Mass Opinion”, tornou-se referência obrigatória para os pesquisadores dos campos da Comunicação e Política e dos efeitos da mídia. Contudo, tanto essa obra, quanto a perspectiva teórico-metodológica que ela apresenta, são relativamente desconhecidas no Brasil. O objetivo deste artigo, portanto, é apresentar aos leitores brasileiros, especialmente pesquisadores e estudantes da área de Comunicação, os pressupostos fundamentais da teoria da opinião pública de Zaller. Espero, com isso, introduzir novas interpretações e possibilidades de análise sobre o papel e a influência da imprensa durante as nossas disputas eleitorais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.