Audiovisualidades de TV: apontamentos preliminares sobre imagem-duração
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3488Keywords:
Audiovisualidades de TV, Memória, Imagem-duraçãoAbstract
This paper traces the theoretical and methodological process of construction of the concept of image-duration. Starting with the notion of imageness, it suggests the existence of a television inside television, and builds conceptual tools to analyze television programming: ethicities, frames and framings. When applied to the analyses of the programs, technical and aesthetic procedures are revealed that inaugurate the memory and discursiveness of TV over televisual worlds. These procedures are articulated by a virtual grammar which comes from an incessant overlapping of frames, of discrete enunciative recurrence. Finally, the paper inscribes synchronously and dychronously the image-duration of Einsenstein’s imageness and Bergson’s duration based on panoramas and television schedules.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.