Visualidade, consumo e materialidade:uma análise em perspectiva histórica da telenovela Dancin’Days (1978)

Authors

  • Solange Wajnman
  • Maria Gabriela SMC Marinho

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i1.3487

Keywords:

Telenovela, Consumo, Visualidade

Abstract

This article analyses “Dancin’ Days”, a telenovela broadcast in 1978 by Rede Globo, Brazil’s largest television network. The process of economic, social, political and ideological change during the late 1970s, with a renewal of the material base of societies all over the world, is the general context in which the article seeks to identify the esthetic and visual implications of the technological revolution. More specifically, it attributes them to aspects of the production of “Dancin’ Days”, like set, costumes and recording techniques, associated to the dramatic technological expansion of the period and the rise of consumer culture.

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Author Biographies

Solange Wajnman

Doutora em Sociologia pela Université Renée Descartes, Paris V, Sorbonne. Professora do programa de pós-graduação em Comunicação da Universidade Paulista (UNIP) e do curso de moda da graduação. Co-autora do livro “Pensar-Pulsar” do NTC, organi¬zadora do livro “Moda, Comunicação, Cultura” e autora de vários artigos na área de televisão, tecnologia e moda.

Maria Gabriela SMC Marinho

Doutora em História Social (USP) e mestre em Política Cientifica e Tecnológica (Uni¬camp). Autora dos livros Norte-americanos no Brasil e Elites em Negociação, ambos sobre a presença da Fundação Rockefeller em instituições de ensino e pesquisa em São Paulo, tem se dedicado ao tema da americanização em suas diferentes vertentes. É professora da Universidade São Francisco desde 1991, com atuação na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação

Published

2009-07-22

Issue

Section

Artigos