O dia em que Simmel foi às Arábias. Aspectos formais do estrangeiro, convenções de gêneros e padrões de recepção no filme Passageiro, Profissão: Repórter
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v2i1.3427Keywords:
Cinema, Reportagem investigativa, Estudos CulturaisAbstract
This essay tries to reveal and discuss the narrative procedures used by the movie The Passenger (Italy, France, 1975), directed by Michelangelo Antonioni, aiming to the deconstruction of the genre or subgenre idea (thriller, road-movie, investigated report), as well as on a certain “journalism objectivity”. At its first part, this movie has thematically approached to other contemporary works, where the foreign correspondent plays the role of the main character, covering wars and guerillas in the Third World. In other hand, at its second part, it is associated with the purpose of the reflexive movie. Our approach is based on the intertextuality among a purpose of a “Sociology of the foreigner”, as in G. Simmel; and the contributions of Cultural Studies for the analysis of contemporary audiovisual.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.