O que diz um corpo nu? Processos de Midiatização da performance “La Bête” e as controvérsias discursivas em rede // What does a nude body say? Mediatization processes of the performance "La Bête" and the discursive controversies in digital network
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v18i3.32097Keywords:
Corpo, performance, controvérsias midiatizadas.Abstract
Neste trabalho analisamos as controvérsias instauradas a partir da repercussão midiática da performance La Bête de Wagner Schwartz, apresentada na abertura do 35º Panorama da Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Ao passar por processos de midiatização nas redes sociais digitais, a performance foi descontextualizada de seu espaço artístico e sofreu interdições de parte do público e de instituições governamentais. Desta forma, propomos refletir como o corpo se torna a matéria discursiva (plataforma de mensagem/mídia) em cenários de midiatização no ambiente digital e sua relação com as audiências. A performance, feita para ser comunicada com públicos ao vivo e no espaço onde se realiza, a partir do momento em que é midiatizada, é descontextualizada de seu valor estético e recontextualizada no espaço digital, provocando o deslocamento de sentidos e desapropriando o artista de suas propostas, originando atos de publicização da interdição nas redes digitais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.