Convocações e deslocamentos da diferença: o corpo com deficiência na publicidade // Calls and displacements of the difference: the disabled body in the advertisement
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25991Keywords:
publicidade, representações midiáticas, corpo com deficiênciaAbstract
Nos últimos anos, temos presenciado um crescente número de publicidades que em seu discurso tendem a abrigar corpos destoantes da estética hegemônica, tão habitual ao cenário midiático. Neste contexto, corpos com deficiência, marginalizados na sociedade durante décadas, são convocados a participar dos regimes de visibilidade comunicados pela mídia, sendo representados ora de modo estereotipado, ora de modo empoderado. Assim, a proposta deste artigo é investigar construções publicitárias que envolvem corpos com deficiência a fim de identificar e classificar as representações com essa corporeidade. As reflexões trazidas neste estudo são um recorte da dissertação de mestrado intitulada “Publicidade e Diferença: a discursivização do ethos do indivíduo com deficiência nas narrativas publicitárias brasileiras contemporâneas”, cujo objetivo foi discutir, de modo geral, a questão da diferença presente nas estratégias publicitárias contemporâneas e, de modo específico, a representação cambiante construída para o corpo com deficiência na publicidade.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.