Jordan lives for the applause: performances de si como propulsoras de ciberacontecimentos // Jordan lives for the applause: performances of self as triggers of cyberevents

Autores

  • Ronaldo Cesar Henn Ronaldo Cesar Henn
  • Felipe Viero Machado Universidade Federal de Ouro Preto
  • Christian Gonzatti Universidade do Vale do Rio dos Sintos

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i1.25974

Palavras-chave:

Ciberacontecimento. Self. Espalhamento mediático. Gênero

Resumo

Brendan Jordan tornou-se uma celebridade instantânea ao ter a sua coreografia, da canção Applause, de Lady Gaga, capturada durante uma transmissão televisiva. O menino diva, como foi chamado, passou a constituir a si mesmo em programas televisivos, canais específicos de redes sociais e propagandas envolvendo questões identitárias. O objetivo desse texto é o de refletir sobre o que as possibilidades e as tensões que as performatizações de si em sites de redes sociais produzem no que se refere aos gêneros e às sexualidades, buscando perceber como, nesses múltiplos espaços, o self é constituído.

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Biografia do Autor

Ronaldo Cesar Henn, Ronaldo Cesar Henn

Professor no PPG em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Felipe Viero Machado, Universidade Federal de Ouro Preto

Doutor em Ciências da Comunicação pela Unisinos/RS e Professor substituto na UFOP

Christian Gonzatti, Universidade do Vale do Rio dos Sintos

Doutorando em Ciências da Comunicação no PPGCCOM/Unisinos

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Publicado

2018-07-11