Binge-watching is the new black: as novas formas de espectatorialidade no consumo de ficção seriada televisiva // Binge-watching is the new black: the new forms of spectatorship in the consumption of television serial fiction

Autores

  • Mayka Castellano Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Melina Meimaridis Universidade Federal Fluminense - UFF

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i3.24572

Palavras-chave:

Binge-watching, séries, Netflix, fãs, Orange is The New Black

Resumo

Neste artigo, discutimos as possíveis implicações da prática de binge-watching de séries ficcionais televisivas, considerando o novo cenário de produção, distribuição e consumo de séries. O atual contexto é marcado por um maior controle do espectador, que, em serviços como a Netflix, não precisa lidar com o tradicional cadenciamento oferecido pelas emissoras. Assim, a prática é analisada tendo em vista seu impacto na espectatorialidade e na construção narrativa das séries televisivas americanas. Além de realizarmos uma revisão bibliográfica, desenvolvemos uma pesquisa junto aos fãs da série Orange is the new black, de forma a comprovar determinadas tendências de consumo de séries originalmente pensadas para o streaming e sua estreita relação com o binge-watching.

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Biografia do Autor

Mayka Castellano, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Professora adjunta e coordenadora do Curso de Estudos de Mídia da mesma instituição.

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense - UFF

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

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Publicado

2019-02-06

Edição

Seção

Artigos