Sob nova direção? A publicidade na era da programação e o publicitário deslocado // Under new management? The advertising in the programming era and the advertiser outsider

Authors

  • Rodolfo Rorato Londero Universidade Estadual de Londrina (UEL)
  • Elisa Peres Maranho Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i2.24407

Keywords:

Publicidade, Leo Burnett, Consumo.

Abstract

Este artigo propõe uma discussão sobre o ato de protesto simbólico dos funcionários da agência Leo Burnett de Chicago em que os funcionários cobriram o nome do seu fundador na fachada do prédio da agência com uma folha de papel onde lia-se “Marcel”. O protesto ocorreu após a proibição da participação da agência em premiações e festivais do setor, em favorecimento dos investimentos destinados à implantação da plataforma de inteligência artificial Marcel. Ao analisar a atitude dos publicitários da agência sob o viés da teoria crítica, é possível observar que as agências já vêm passando por um processo de automatização desde a década de 1970 e que essa medida apenas consolida um cenário que favorece a cultura da eficácia e o enfraquecimento da criatividade nos processos, cenário este que grande parte dos publicitários endossou até o presente momento. A própria agência Leo Burnett destaca-se nesse cenário com a sistematização da sua plataforma de trabalho através dos métodos de avaliação intitulado de GPC.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rodolfo Rorato Londero, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professor do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Elisa Peres Maranho, Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora dos departamentos de Design e de Comunicação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Published

2019-08-28

Issue

Section

Artigos