Celebridades religiosas, influência e presença digital: evangelização na rede // Religious celebrities, influence and digital presence: web evangelization
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23403Keywords:
Celebridades religiosas. Mídias Digitais. Marketing religioso.Abstract
Este artigo propõe analisar a expressão celebridade religiosa, tomando definições já existentes de como se constitui uma celebridade midiática tradicional e comparando as características dessas com o perfil de líderes religiosos e midiáticos. Observa-se que líderes religiosos contemporâneos estão cada vez mais se inserindo nas mídias tradicionais e utilizando as mídias digitais como espaço de promoção das suas imagens e conquista de novos fiéis. Quando uma celebridade religiosa torna-se presente no espaço das mídias digitais ela passa a exercer uma influencia, agora em ambiente on-line. Neste artigo combinamos métodos de levantamento bibliográfico e netnográfico para demonstrar o conceito de celebridade religiosa e para expor um pouco de como é a participação digital de um líder religioso moderno. A pesquisa resgata as teorias de autores como Alpion (2007) e Zovin (2010) para conceituar “celebridade” e apresenta um pouco da ação digital do padre Fábio de Melo, para ilustrar o conceito de celebridade religiosa. Verifica-se que os perfis digitais do padre Fábio de Melo ajudam a compor a sua imagem de celebridade religiosa, além de promoverem a sua autoimagem, atraem milhares de seguidores que interagem diariamente com os seus perfis nas redes sociais digitais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.