Celebridades religiosas, influência e presença digital: evangelização na rede // Religious celebrities, influence and digital presence: web evangelization

Authors

  • Adriana do Amaral Freire UFPE-UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23403

Keywords:

Celebridades religiosas. Mídias Digitais. Marketing religioso.

Abstract

Este artigo propõe analisar a expressão celebridade religiosa, tomando definições já existentes de como se constitui uma celebridade midiática tradicional e comparando as características dessas com o perfil de líderes religiosos e midiáticos. Observa-se que líderes religiosos contemporâneos estão cada vez mais se inserindo nas mídias tradicionais e utilizando as mídias digitais como espaço de promoção das suas imagens e conquista de novos fiéis. Quando uma celebridade religiosa torna-se presente no espaço das mídias digitais ela passa a exercer uma influencia, agora em ambiente on-line. Neste artigo combinamos métodos de levantamento bibliográfico e netnográfico para demonstrar o conceito de celebridade religiosa e para expor um pouco de como é a participação digital de um líder religioso moderno. A pesquisa resgata as teorias de autores como Alpion (2007) e Zovin (2010) para conceituar “celebridade” e apresenta um pouco da ação digital do padre Fábio de Melo, para ilustrar o conceito de celebridade religiosa. Verifica-se que os perfis digitais do padre Fábio de Melo ajudam a compor a sua imagem de celebridade religiosa, além de promoverem a sua autoimagem, atraem milhares de seguidores que interagem diariamente com os seus perfis nas redes sociais digitais.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Adriana do Amaral Freire, UFPE-UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/Universidade Federal de Pernambuco - UFPE – BR. Doutorando Sanduíche na Boulder University of Colorado – US. Graduada em Comunicação Social pela UNICAP. Professora nas áreas de Comunicação, Marketing e Jornalismo Faculdade Joaquim Nabuco.

Published

2018-10-07

Issue

Section

Artigos