As discussões sobre a décima temporada de The X-Files na social TV: uma análise do backchannel da décima temporada // The X-Files discussions on social TV: an analysis of the 10th season backchannel
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v17i1.23386Keywords:
Social TV, The X-Files, Laço SocialAbstract
Marcada pela convergência da experiência televisiva com as novas mídias, a social TV se refere ao compartilhamento de conteúdos feito através das redes sociais e dos aplicativos de segunda tela de maneira síncrona ao fluxo televisivo. O fenômeno possibilita novas apropriações, subversões e amplificações do watercooler, isto é, a intermediação da conversação por plataformas digitais permite a interação em tempo real entre os telespectadores interagentes, ressignificando a experiência compartilhada. A partir deste contexto, este artigo tem o objetivo de refletir de que forma a social TV reforça o conceito de laço social de Wolton (1996) e engendra novas possibilidades à experiência televisiva. Para a discussão dessa questão, analisamos os conteúdos compartilhados pelo público no Twitter durante a exibição da décima temporada da série The X-Files. Concluímos que o fenômeno propicia a colaboração, o aprofundamento e a expansão em torno do universo ficcional.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.