Rebeldes com causa: a ressignificação da cidade pelo movimento punk // Rebels with cause: the ressignification of the city by the punk movement
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.23368Keywords:
Movimento Punk, Cidade, Memória / Punk Movement, City, MemoryAbstract
Este artigo busca analisar como o movimento punk, na década de 1980, ressignificou o espaço urbano da cidade de Juiz de Fora, localizada no estado de Minas Gerais, com seu visual e suas atitudes consideradas estranhas e perturbadoras, realizando intervenções e performances, que causavam espanto e desconforto entre aqueles que transitavam pela área central do munícipio. Discutiremos a ocupação do espaço urbano aproximando os ideais punks com o pensamento Situacionista, o conceito de tribo, de Michel Maffesoli, e de corpografia urbana, de Paola Berenstein Jacques, entre outros. Analisaremos o movimento punk de Juiz de Fora, cidade de tradição industrial e pólo operário, utilizando como referência rastros dessa memória, que se materializam em fotografias da época e entrevistas realizadas através da metodologia de história oral. This article seeks to analyse how the punk movement, in the 1980s, give new meaning to the urban space of the city of Juiz de Fora, located in the state of Minas Gerais, with its visual and attitudes considered strange and disturbing, performing interventions and performances that caused amazement and discomfort among those who transiting through the central area of the municipality. We will discuss the occupation of urban space by approaching punk ideals with the Situationist thought, the concept of tribe, by Michel Maffesoli, and urban corpography by Paola Berenstein Jacques, among others. We will analyze the punk movement of Juiz de Fora, a city of industrial tradition and worker’s center, using as reference traces of memory, which are materialized in photographs of the time and interviews conducted through the methodology of oral history.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.