INOVAÇÃO NO WEBJORNALISMO: DINÂMICA EMPRESARIAL, ARRANJOS PRODUTIVOS E NOVOS FORMATOS // INNOVATION IN WEBJOURNALISM: BUSINESS DYNAMICS, PRODUCTIVE ARRANGEMENTS AND NEW FORMATS

Autores

  • Mauro de Souza Ventura UNESP
  • Liliane de Lucena Ito UNESP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21410

Palavras-chave:

webjornalismo, inovação, reportagem multimídia interativa

Resumo

O jornalismo, como parte intrínseca da sociedade, tem respondido ao avanço das tecnologias de informação e comunicação em suas diversas searas. Novos modelos de negócio, além de narrativas inovadoras parecem ser imperativos para a resistência dos veículos midiáticos frente a crises financeiras, de audiência e até mesmo de credibilidade, em alguns casos. Fundamental num momento histórico em que a informação é o maior dos capitais, o jornalismo passa por mutações que vão do processo de produção à publicação. Neste artigo, intenciona-se apresentar uma estratégia inovadora no webjornalismo contemporâneo, a série de reportagens TAB, do portal Uol. Por meio de estudo de caso, aborda-se como o objeto em questão utiliza a inovação em três esferas principais: a dinâmica empresarial, os arranjos produtivos e o investimento em novos formatos de apresentação de conteúdo. A fim de se analisar adequadamente o tema, é realizada revisão bibliográfica acerca do termo inovação em sua vertente originária, proveniente do campo da Economia, bem como aquela utilizada nos estudos de Comunicação e Informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro de Souza Ventura, UNESP

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Comunicação da UNESP (Bauru, SP) É graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela PUCRS (1986), possui mestrado em Jornalismo e Editoração pela ECA - USP (1995) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela FFLCH - USP (2000). Realizou estágios de Pós-Doutoramento no Departamento de Teoria Literária do IEL - UNICAMP (2005-2006) e no Institut für Publizistik- und Kommunikationswissenschaft, da Universidade de Viena (2011). Professor do Curso de Jornalismo da FAAC/UNESP/Bauru. É também editor da Revista Comunicação Midiátiática (PPGCOM-UNESP).

Liliane de Lucena Ito, UNESP

Doutoranda em Comunicação pelo programa de Pós-Graduação em Comunicação da UNESP. Pesquisadora bolsista Capes. Mestra em Comunicação Midiática e graduada em Jornalismo pela UNESP.

Downloads

Publicado

2017-06-29