INOVAÇÃO NO JORNAL ZERO HORA (ZH): OS PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA E A EDITORIA DE VÍDEO // INNOVATION IN THE NEWSPAPER ZERO HORA (ZH): THE PROCESSES OF JOURNALISTIC CONVERGENCE AND THE VIDEO DEPARTMENT
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21390Keywords:
convergência jornalística, vídeo, Zero HoraAbstract
O artigo tem como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH), editado pelo Grupo Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS). A partir da observação de iniciativas da publicação, com foco na caracterização e avaliação da editoria de vídeos, debate-se acerca dos elementos de inovação presentes nos processos de convergência jornalística. Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica, a documental e a técnica da entrevista semiestruturada. Observa-se que o caráter econômico ancora os processos de inovação de ZH, sobretudo pelo forte investimento tecnológico, mas que é perceptível também nas mudanças no âmbito da cultura profissional e no produto multiplataforma gerado, que está identificado com a quinta geração do ciberjornalismo. Percebe-se a constituição de uma nova identidade profissional em que o domínio técnico se sobrepõe a outros valores de reconhecimento da atividade, relacionado à formação de novos quadros dentro da própria empresa e a partir de seus valores e metas.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.