INOVAÇÃO NO JORNAL ZERO HORA (ZH): OS PROCESSOS DE CONVERGÊNCIA JORNALÍSTICA E A EDITORIA DE VÍDEO // INNOVATION IN THE NEWSPAPER ZERO HORA (ZH): THE PROCESSES OF JOURNALISTIC CONVERGENCE AND THE VIDEO DEPARTMENT

Authors

  • Ana Gruszynski Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Cristiane Lindemann Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc)
  • Gabriela Sanseverino Doutorado em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.21390

Keywords:

convergência jornalística, vídeo, Zero Hora

Abstract

O artigo tem como objeto empírico o jornal Zero Hora (ZH), editado pelo Grupo Rede Brasil Sul de Comunicação (RBS). A partir da observação de iniciativas da publicação, com foco na caracterização e avaliação da editoria de vídeos, debate-se acerca dos elementos de inovação presentes nos processos de convergência jornalística. Os procedimentos metodológicos adotados são a pesquisa bibliográfica, a documental e a técnica da entrevista semiestruturada. Observa-se que o caráter econômico ancora os processos de inovação de ZH, sobretudo pelo forte investimento tecnológico, mas que é perceptível também nas mudanças no âmbito da cultura profissional e no produto multiplataforma gerado, que está identificado com a quinta geração do ciberjornalismo. Percebe-se a constituição de uma nova identidade profissional em que o domínio técnico se sobrepõe a outros valores de reconhecimento da atividade, relacionado à formação de novos quadros dentro da própria empresa e a partir de seus valores e metas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Gruszynski, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua junto ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação e nos cursos de jornalismo, publicidade e relações públicas da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação (FABICO). É líder do Grupo de Pesquisa Laboratório de Edição, Cultura & Design - LEAD - (UFRGS/CNPq). Bolsista produtividade nível 2 do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq).

Cristiane Lindemann, Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc)

Docente no Curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz dul Sul (Unisc), pesquisadora no Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), registrado no CNPq. Doutora em Comunicação e Informação pela UFRGS (2014) e mestre no mesmo programa (2008), graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela UNISC (2005).

Gabriela Sanseverino, Doutorado em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal

Mestre em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGCOM-UFRGS). Doutoranda em Estudos de Comunicação: Tecnologia, Cultura e Sociedade, Fundação para Ciência e Tecnologia (FCT), Portugal. Pesquisadora no Laboratório de Edição, Cultura e Design (LEAD), grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Informação (PPGCOM) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), registrado no CNPq.

Published

2017-06-29