Performatividades das novas pornografias: análise dos filmes do cineasta Antonio da Silva // New pornographies and their performativities: ananysis of filmmaker Antonio da Silva's films

Autores

  • Emerson da Cunha de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Antonio Wellington de Oliveira Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v16i2.20753

Palavras-chave:

Pornografia, Performatividade, Antonio da Silva

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa sobre os novos produtos pornográficos contemporâneos. Tomando por base a noção de performatividade de Judith Butler (1988, 1997, 2003), analisamos filmes do cineasta português Antonio da Silva, a saber, Bankers (2011), Mates (2012), Gingers (2013) e Daddies (2014), nos utilizando para tal análise da escrita performativa (BEIGUI, 2011). Nosso objetivo foi identificar de que modos esses filmes incorporam características históricas do pornográfico no audiovisual e na literatura, assim como dialogam com as produções amadoras da internet, criando novos caminhos para o pornográfico.

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Biografia do Autor

Emerson da Cunha de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Emerson da Cunha de Sousa é jornalista, mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Bacharel em Comunicação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). E-mail: emersoncsousa@gmail.com

Antonio Wellington de Oliveira Junior, Universidade Federal do Ceará

Professor do Instituto de Comunicação e Artes (ICA) da Universidade Federal do Ceará (UFC), do Programa de Pós-Graduação em Artes - PPGARTES/UFC e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação - PPGCOM/UFC. É líder do Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte - LICCA/UFC.

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Publicado

2018-10-07

Edição

Seção

Artigos