BELA, RECATADA E “DO LAR”: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DA MATÉRIA QUE PAUTOU O DEBATE DE GÊNERO NAS REDES SOCIAIS // BEAUTIFUL, MODEST AND “HOUSEWIFE”: A DISCOURSE ANALISYS OF THE NEWS REPORT THAT GUIDED THE GENDER DEBATE IN SOCIAL MEDIA
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i2.17800Keywords:
Performatividade de gênero, Análise de Discurso, Revista Veja.Abstract
O presente artigo parte de uma revisão bibliográfica que discute o gênero como construto cultural e sua performatividade modulada pelo discurso. Baseando-nos nessa premissa, propomos a Análise do Discurso de uma reportagem publicada pela Revista Veja online, intitulada Bela, recatada e “do lar” em abril de 2016, com o objetivo de compreender o conteúdo do discurso e seu ethos, assim como verificar, em alguma medida, seu contexto. Acerca dos resultados obtidos, especificamente a partir dos itens lexicais e técnicas de argumentação, identificamos um modelo de representação da mulher regido pela heteronormatividade compulsória e pelo patriarcalismo, assim como percebemos papéis sociais díspares no que se refere ao gênero masculino e feminino. A posição do enunciador no que concerne ao contexto político também faz parte do discurso. Como repercussão, observamos uma avalanche de outros discursos, grande parte de resistência ao modelo de representação ali retratado, mas também conservadores, os quais dão forma a discursos plurais imersos aos sistemas simbólicos midiáticos, pautando o debate de gênero, especialmente nos espaços virtuais.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.