Como falar de si mesmo no videoclipe? A música popular massiva como parte constituinte de um sujeito inacabado // How to talk about yourself in the music video? Pop music as a constituent part of an unfinished subject

Authors

  • Jeder Ailveira Janotti Jr Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE
  • João André da Silva Alcântara Mestramdo PPGCOM UFPE

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v14i3.17280

Keywords:

Música popular massiva, Videoclipe, Relato de Si.Pop Music, Music Video, Reports of Yourself.

Abstract

Resumo Este artigo parte da análise do videoclipe “Amor Marginal”, de Johnny Hooker, para compreender como as discussões sobre “autenticidade” na música popular massiva são entrecortadas pelos “relatos de si”, mostrando que há uma tessitura da intriga em torno da construção dos personagens musicais que envolvem diferentes suportes, materialidades e interrelações entre gender e genre. Como procedimento metodológico, desenvolvemos uma cartografia de construções de relatos de si mesmo a partir de entrevistas, críticas, canção e videoclipe de Johnny Hooker. Subject This article goes through a music video analysis "Amor Marginal", by Johnny Hooker, to understand how discussions about "authenticity" in the pop music are punctuated by "reports of yourself", showing that there is a formation of intrigue surrounding the construction of musical characters involving different media, materiality and interrelations between gender and genre. As methodological procedure, a cartography of constructions reports of yourself from interviews, reviews, song and music video by Johnny Hooker.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Jeder Ailveira Janotti Jr, Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE

Pesquisador CNPq com bolsa produtividade, professor dos cursos de graduação em Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE, entre suas publicações destacam-se “Aumenta que Isso Aí é Rock and Roll” (E- Papers, 2003), “Cenas Musicais” (Anadarco 2013, organizada junto com Simone Pereira de Sá) e “Rock Me Like the Devil: Assinatura das Cenas Musicais e das Identidades Metálicas” (Livrinho de Papel Finíssimo, 2014). Email: jederjr@gmail.com. CNPq researcher with productivity scholarship, professor of graduate courses in Communication and the Post-Graduation Program in Communication by UFPE, among his publications are "Aumenta que Isso Aí é Rock and Roll" (E-Papers, 2003), "Cenas Musicais "(Anadarco 2013, organized along with Simone Pereira de Sá) and "Rock Me Like the Devil: Assinatura das Cenas Musicais e das Identidades Metálicas” (Livrinho de Papel Finíssimo, 2014). Email: jederjr@gmail.com.

João André da Silva Alcântara, Mestramdo PPGCOM UFPE

Mestrando em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Pernambuco, na linha Estética e Culturas da Imagem e do Som. Graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. E-mail: joaoandrealcantara@gmail.com. Coursing Master in Communication by the Post-Graduation Program in Communication at the Federal University of Pernambuco, by the line Aesthetics and Culture of Image and Sound. Graduated in Social Communication - Journalism from the Federal University of Ceará. E-mail: joaoandrealcantara@gmail.com.

Published

2016-12-21

Issue

Section

Artigos