O USO DE VÍDEOS NA INTERNET COMO BRECHAS PARA PENSAR O DESCOMPASSO E O DESTEMPO NA COMUNICAÇÃO E EDUCAÇÃO: A EXPERIÊNCIA DOS ALUNOS DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ // THE USE OF ONLINE VIDEOS AS GAPS TO THINK THE MISMATCHES AND ‘DESTEMPO’ AT COMMUNICATION

Authors

  • Patricia Goedert Melo Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)
  • Myrian Del Vecchio de Lima Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)
  • Regiane Regina Ribeiro Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v15i1.16480

Keywords:

comunicação e educação, identidade, internet (communication and education, identity, internet)

Abstract

A proposta deste artigo é analisar como as tecnologias digitais contribuíram para ressignificar identidades e para potencializar a representatividade dos alunos do Colégio Estadual do Paraná que participaram das manifestações dos professores da rede estadual de ensino durante a greve desta categoria, em 2015. O recorte da investigação teve como foco a apropriação da linguagem audiovisual pelos estudantes e sua interface com o universo tecnológico e com a escola. O estudo utilizou como recurso metodológico uma entrevista semiestruturada com um grupo de alunos e a base teórica tensionou conceitos de Martín-Barbero (2004 e 2014), Orozco Gómez (2006) e Stuart Hall (2014), como comunicação e educação, descompasso, destempo, reconhecimento e identidade. As considerações finais apontam a tecnologia como uma das trilhas para os novos modos de sentir e de aprender, potencializando, assim, a ressignificação das identidades desses jovens e suas representatividades por meio do reconhecimento, do pertencimento e das novas formas de relação professor e aluno. Abstract The proposal of this paper is to analyse how the digital techonologies contributed to resignify identities and potentialize the representativity of the students of Colégio Estadual do Paraná who participated at the manifestations of teachers of the State teaching system during the strike of the category, in 2015. The research focused on the appropriation of audiovisual language by the students and its interface with the techonological universe and the school. The study used as methodological resource a semi-structured interview with a group of students and the theoretical basis brought together concepts from Martín-Barbero (2004 e 2014), Orozco Gómez (2006) e Stuart Hall (2014), such as communication and education, mismatches, destempo, recognition and identity. The final considerations point technology as one of the tracks to the new ways of feeling and learning, potentiating, therefore, the resignifying of identities of these young men and women and their representativities through recognition, belonging and new possibilites for the relation teacher-student.

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Author Biographies

Patricia Goedert Melo, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)

Jornalista, publicitária, mestranda no curso de Comunicação da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e bolsista da Capes. Journalist, graduated in advertising, master student at the post-graduation program of Communication at Universidade Federal do Paraná (UFPR). Was awarded a scholarship Capes

Myrian Del Vecchio de Lima, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)

Jornalista e Bacharel em Direito. Bolsista Capes em estágio de pesquisa na Université Lyon Lumière 2. Doutora em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela UFPR e Mestre em Comunicação pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Professora permanente do PPGCom/UFPR e do PPGMade/UFPR Journalist and graduated in Law School. Was awarded a scholarship Capes for research stage at Université Lyon Lumière 2. PhD in Environment and Development at UFPR and Master in Communication at Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Permanent professor of PPGCom/UFPR and PPGMade/UFPR

Regiane Regina Ribeiro, Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)

Doutora e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, professora permanente da linha de pesquisa em Comunicação, Educação e Formações Socioculturais e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR) Master and PhD in Communication and Semiotics in PUC-SP, permanent professor of the research line of Communication, Education and Sociocultural Formations and coordinator of the Post-graduation Program of Communication at Universidade Federal do Paraná (PPGCom/UFPR)

Published

2017-06-29