O preconceito e o estigma na cobertura midiática sobre drogas no Rio de Janeiro // The prejudice and stigma in the media coverage about drugs in Rio de Janeiro

Autores

  • Carla Baiense Felix Universidade Federal Fluminense
  • Antonio Carlos Ferreira Vianna Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i3.14399

Palavras-chave:

traficante, estigma, preconceito

Resumo

Este artigo pretende estabelecer uma aproximação entre dois conceitos – preconceito e estigma – a partir de autores que investigam as interações cotidianas. Busca-se, através do “preconceito” e da desconsideração da razão, obter um melhor entendimento sobre a visão estigmatizada de certos grupos. Além disso, pretende-se associar esta reflexão teórica com as estratégias de narrativas do jornal O Globo, em relação à política nacional de drogas. Por fim, a conclusão tentará relacionar estas narrativas, enquanto instâncias produtoras de sentido, com as recentes decisões políticas sobre drogas no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carla Baiense Felix, Universidade Federal Fluminense

Carla Baiense é doutora em Comunicação e Cultural e professora do Curso de Comunicação Social - Jornalismo e do Programa da Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense Carla Baiense is PhD in Communication and Culture and professor of Social Communication Course - Journalism and the Postgraduate Program in Media and Everyday from Universidade Federal Fluminense.

Antonio Carlos Ferreira Vianna, Universidade Federal Fluminense

Antonio Carlos Ferreira Vianna é mestrando do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense Antonio Carlos Ferreira Vianna is master student of the Media and Everyday from Universidade Federal Fluminense.

Downloads

Publicado

2016-03-16