Voz, canção e história da MPB nos retratos impressionistas de Georges Gachot // VOICE, SONG AND MPB’S HISTORY ON IMPRESSIONIST PORTRAITS OF GEORGES GACHOT

Authors

  • Marcia Carvalho FAPCOM/ ECA-USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10661

Keywords:

Documentário musical, biografia, trilha sonora, análise fílmica, Impressionismo.

Abstract

O artigo apresenta uma breve análise dos documentários musicais do diretor Georges Gachot: Maria Bethânia – Música é perfume (2005) e Rio Sonata (2010). Pretendo examinar o tratamento sonoro e musical explorado nos enlaces da memória individual de depoentes, da apropriação de material de arquivo e edição de imagens tomadas no presente da filmagem, que revelam um estilo de direção mais poético do que informativo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marcia Carvalho, FAPCOM/ ECA-USP

Doutora em História e Teoria do Cinema pelo Programa de Multimeios da UNICAMP. Professora e Coordenadora do Curso de Rádio, TV e Internet da Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação. Pós-doutoranda na ECA-USP.

Published

2014-06-30