Cinema de autor e canções populares // AUTHOR CINEMA AND POPULAR SONGS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v12i2.10622Keywords:
canção, cinema, autoria.Abstract
Analisamos as canções do tipo yé-yé presentes em filmes de Robert Bresson e Jean-Luc Godard a partir do conceito de “autor”, evocado pelo próprio Godard e retomado por Claudia Gorbman quanto à utilização da música. Tal repertório, embora empregado numa dualidade em relação à música clássica preexistente presente nos mesmos filmes, também desvela ambiguidades, usos irônicos e importantes funções narrativas, além de exercer um “efeito de real”.Downloads
Downloads
Published
Issue
Section
License
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.