Contos de fada e pós-modernidade: Reflexões sobre o oximoro do reencantamento desencantado // Fairy tales and postmodernity: Reflections about the disenchanted reenchantment oxymoron
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v13i1.10555Keywords:
Contos de Fada. Tecnologias do Imaginário. Cinema. / Fairy Tales. Imaginary's Technologies. Cinema.Abstract
RESUMO O presente artigo busca compreender as versões cinematográficas infantis de contos de fada, lançadas no Brasil entre 2000 e 2012, como sintomas de uma época marcada, principalmente, pelas noções do encantamento e do desencantamento. A estética do realismo adentra os contos e promove metamorfoses, demonstrando uma migração das histórias do contexto moderno para o pós-moderno: as expectativas se apagam e os desejos se voltam às esferas do possível, do tangível e do concreto, daquilo que os seres ordinários também podem almejar. Procura-se, portanto, analisar o oximoro desencantamento/reencantamento. Para tanto, selecionou-se cinco filmes: Deu a Louca na Chapeuzinho, Deu a Louca na Cinderela, A Verdadeira História do Gato de Botas, Deu a Louca na Branca de Neve e Deu a Louca na Chapeuzinho 2. Sua escolha justifica-se por enunciarem as mudanças nos títulos e em função dos personagens clássicos. ABSTRACT This paper intends to understand the children's film versions of fairy tales, launched in Brazil, between 2000 and 2012, as symptoms of an age marked mainly by the notions of enchantment and disenchantment. The aesthetics of realism enters into the tales and promotes metamorphosis, demonstrating a migration of the stories of the modern context to the postmodern: the expectations are erased and the desires migrate to the spheres of possible, tangible and concrete, to what ordinary beings can aspire too. This study aims, therefore, analyze the oxymoron disenchantment/reenchantment. For that, we selected five films: Hoodwinked; Happily N’Ever After; The True Story of Puss in Boots, Happily N’Ever After 2 (Snow White – Another Bite at the Apple) and Hoodwinked Too. This choice is justified by showing changes in the titles and because of the classic characters.Downloads
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