Glauber Rocha e a crítica de cinema no Diário de Notícias: periferia e resistência // GLAUBER ROCHA AND FILM CRITICISM IN DIÁRIO DE NOTÍCIAS: PERIPHERY AND RESISTANCE

Autores

  • Arlindo Rebechi Junior Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8781

Palavras-chave:

Glauber Rocha, crítica de cinema, cinema periférico

Resumo

Depois de atuar como crítico de cinema no Jornal da Bahia, em Salvador, o jovem Glauber Rocha inicia, no início dos anos 1960, sua colaboração no Suplemento Artes e Letras, do Diário de Notícias da capital soteropolitana. Inserindo-se nas disputas simbólicas em defesa de uma arte cinematográfica de autêntica nuança brasileira, a atividade deste crítico mostra-se como uma voz que demarca as tensões internas do campo cinematográfico baiano e esboça, ainda que em forma de gênese e em linhas gerais, o que mais tarde Glauber realizaria como seu manifesto mais famoso e de repercussão internacional, “Uma estética da fome”, de 1965. Para a análise, foram focalizadas neste artigo, sobretudo, as seguintes críticas cinematográficas do suplemento do Diário: “Experiência ‘Barravento’: confissão sem moldura”, de 25-26 de dezembro de 1960, e “Luz Atlântica, 1962”, publicada em 31 de dezembro de 1961.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arlindo Rebechi Junior, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Mestre e doutor em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor assistente doutor do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC) da Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de Bauru, atuando nos cursos de Comunicação Social. Nesta mesma instituição, realiza pesquisa sobre a obra de Glauber Rocha.

Downloads

Publicado

2013-12-11