Para que serve um orelhão? Apontamentos sobre comunicação corporativa, intervenção e arte urbana // WHAT IS THE USE OF A PUBLIC TELEPHONE? NOTES ON CORPORATE COMMUNICATION, URBAN INTERVENTION AND URBAN ART
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.8585Palavras-chave:
Mobiliário urbano, intervenção, arte urbana, publicidadeResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar aspectos da apropriação e ressignificação dos protetores de telefone público externo, os orelhões, num contexto em que normas restringem a comunicação visual publicitária nas superfícies dos centros urbanos. Projetados para conter aparelhos que possibilitam a comunicação sonora e verbal, os orelhões são utilizados também como suportes para a comunicação visual corporativa de empresas de telefonia. Os orelhões estão expostos também às práticas de escrita do sujeito comum, que intervém no discurso institucional das empresas com inscrições que criam novos significados. Em 2012, esses objetos foram utilizados como suporte para estratégia mercadológica que acionou técnicas, estéticas e personagens relacionados à arte urbana. As intervenções sobre o mobiliário urbano são diferentes em muitos aspectos: muitas são transgressoras e ilegais, outras, oficiais e pagas. Neste trabalho, a observação e a comparação entre essas inscrições urbanas provocam reflexões relacionadas à estética e à política.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.