Estratégias sensíveis do audiovisual: uma análise semiótica // SENSITIVE STRATEGIES OF AUDIOVISUAL: A SEMIOTICS ANALYSIS
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i3.7957Palavras-chave:
Semiótica francesa. Sensível. Audiovisual. Caso Isabella Nardoni.Resumo
Neste artigo, evidenciamos, por meio do aparato teórico-metodológico da semiótica de linha francesa, de que maneira o sentido do texto audiovisual é construído. Para tanto, abordamos, num primeiro momento, a virada fenomenológica pela qual a semiótica passa nos dias atuais, a partir da qual se ressalta a questão do sensível na produção do sentido. Levando em conta tais pressupostos, ancoramo-nos, sobretudo, nos conceitos de sincretismo e conotação (HJELMSLEV, 2006) e na proposta de análise fenomenológica do som vocal por Parret (2002) para analisar um texto audiovisual. Especificamente, analisamos uma entrevista que Ana Carolina Oliveira concedeu após a morte da filha, brutalmente assassinada em 2008, ao programa dominical Fantástico, exibido pela TV Globo. O Caso Isabella Nardoni, nome da menina assassinada, foi um dos mais noticiados da década de 2000. Dado o patente caráter emotivo da entrevista, procuramos demonstrar de que maneira as linguagens verbal, visual e paraverbal se articulam, com o intuito de destacar a função sensível como categoria regente no engendramento da significação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal), já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.