O QUE HÁ DE SOCIAL NAS MÍDIAS SOCIAIS? REFLEXÕES A PARTIR DA TEORIA ATOR-REDE // WHAT IS SOCIAL IN SOCIAL MEDIA? MUSINGS BASED ON ACTOR-NETWORK THEORY

Autores

  • Alex Primo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6800

Palavras-chave:

Mídias sociais, construção social da tecnologia, teoria ator-rede, actante

Resumo

O termo “mídias sociais” é utilizado de maneira trivial, como se fosse algo dado, de significado pré-contido e transparente, um entendimento consensual e inquestionável. Mas afinal, o que há de social nessas mídias? Para debater esta questão, discute-se ini- cialmente a genealogia de outros termos com os quais guarda algum parentesco: social software, groupware, CSCW e Web 2.0. Recupera-se também os princípios e problemas dos estudos de Construção Social da Tecnologia. A partir disso, passa-se a problematizar o que é o social a partir da Teoria Ator-Rede, como também as associações entre actan- tes humanos e não-humanos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

2012-12-26