Superando a utopia do Holodeck: as narrativas digitais na era das redes sociais // Overcoming the Holodeck utopia: digital narratives in the age of social networks

Autores

  • Filipe Freitas Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Henrique Falci Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6459

Palavras-chave:

narrativa, jogos digitais, sites de redes sociais

Resumo

A partir do conceito de narrativa de Paul Ricoeur e de um olhar sobre os jogos digitais The Sims 3 e Spore, examinamos as possibilidades para a narrativa digital construída a partir de conteúdo criado pelo usuário dentro dos limites das capacidades das redes sociais contemporâneas, em contraste com a tecnologia fantasiosa do Holodeck, discutida pela autora Janet Murray como ápice da narrativa digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Filipe Freitas, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pelo Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (2007) e graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela PUC-Minas (2004). Professor do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

Carlos Henrique Falci, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997). Graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993). Professor Adjunto II da Universidade Federal de Minas Gerais, atuando no programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social e no curso de Cinema de Animação e Arte Digital. Desenvolve pesquisa sobre produção de memórias com uso de mídias locativas e ambientes programáveis, financiada pela FAPEMIG. Ganhador da Bolsa FUNARTE “Reflexão Crítica e Produção Cultural para Internet 2010”, na região Sudeste.

Downloads

Publicado

2013-03-28