O FÃ NA CULTURA DA DIVERGÊNCIA: HIERARQUIA E DISPUTA EM UMA COMUNIDADE ON-LINE // THE FAN IN DIVERGENCE CULTURE: HIERARCHY AND DISPUTE IN AN ONLINE COMMUNITY
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6435Palavras-chave:
Utilizando os resultados de uma etnografia midiática realizada em uma comunidade on-line de fãs do reality show Big Brother Brasil (BBB) este artigo discute algumas questões centrais acerca da “cultura da convergência”. As análises trazidas aqui apresentaResumo
Utilizando os resultados de uma etnografia midiática realizada em uma comunidade on-line de fãs do reality show Big Brother Brasil (BBB) este artigo discute algumas questões centrais acerca da “cultura da convergência”. As análises trazidas aqui apresentam um contraponto à ideia de que as dinâmicas entre fãs de produtos como o BBB necessariamente implicariam na formação de uma “inteligência coletiva”, conforme defendido por acadêmicos como Henry Jenkins e Pierre Lévy. Os fãs da versão nacional do formato, por exemplo, parecem estar mais preocupados com disputas por prestígio, hierarquia e capital subcultural do que com o desenvolvimento de um conhecimento comum, capaz de desafiar interesses econômicos e corporativos.Downloads
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