Internet, democracia e mediação: a universidade como lugar para avanço de espaços comunicativos mediadores da representação política no Brasil // INTERNET, DEMOCRACY AND MEDIATION: THE UNIVERSITY AS A LOCUS FOR THE ADVANCE OF COMMUNICATIVE...

Autores

  • Arthur Ituassu Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6434

Palavras-chave:

Internet, política, representação

Resumo

O texto, em primeiro lugar, desenvolve uma reflexão sobre o contexto de crise da democracia, da representação política e da comunicação política mediada pelos tra-dicionais meios de massa, apontado de forma generalizada na literatura especiali-zada. Em seguida, faz uma discussão sobre o potencial vulnerável que a comunica-ção via internet parece demonstrar de modo a cobrir os déficits de democracia e de comunicação política apresentados. Para terminar, apresenta uma sugestão norma-tiva, propõe a universidade como lugar privilegiado para o desenvolvimento de agências públicas virtuais dedicadas a mediar processos de representação política no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Arthur Ituassu, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

professor pesquisador em Comunicação e Política do Programa de Pós-Graduação do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio.

Publicado

2012-10-27