O Sorriso do Gato de Alice – Redesenhando os sentidos da interação e da apropriação pós-letramento midiático // Alice's cat's smile - Redesigning the meanings of interaction after media literacy

Autores

  • Maria Das Graças Pinto Coelho Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6428

Palavras-chave:

Ambientes virtuais. Apropriação Social. Cognição.Key Words, Virtual environments. Social Appropriation. Cognition.

Resumo

Este texto indicia a apropriação dos artefatos digitais na ambiência juvenil, problematizando sentidos de interação, saberes vividos, e cognição no processo de midiatização e na transformação das relações sociotécnicas. De início, apresenta a empiria apontando as primeiras hipóteses nas reconfigurações das topologias sociocognitivas, pós-letramento midiático, utilizando-se de um conjunto de métodos qualitativos e de recepção. Em seguida, desenvolve o arcabouço conceitual, que se entrelaça às experiências vividas e recria novas condições de existência nas tecnointerações produzidas pelos jovens. Por último, prever o empoderamento dos sujeitos sociais nas apropriações tecnodigitais. This text concerns the appropriation of digital artifacts in the youth environment, with emphasis on the sense of interaction, of lived experiences and cognition in the process of mediated relations and in the transformation of social-technical relations. First it presents empirical findings, pointing to the first hypotheses on reconfiguration of social-cognitive landscapes after learning to use digital media, using a set of qualitative methods and of reception. Then it develops a conceptual outline which is intertwined with lived experiences and recreates new life conditions in the technical interactions produced by young people. Finally, it foresees the empowerment of social subjects in technical-digital appropriations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação (PPGED/UFRN) com estágio na Loughborough University - Reino Unido. Pós-doutorado na ECO/UFRJ e professora associada/pesquisadora dos programas de pós-graduação em Estudos da Mídia- PPgEM/Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e da pós-graduação em Educação – PPGEd/UFRN. Coordenadora do mestrado em Estudos da Mídia – PpgEM/UFRN.

Publicado

2012-10-27