Autoria colaborativa e validação textual: o caso Wikipédia // Collaborative authorship and textual validation: the wikipedia case

Autores

  • Beatriz Cintra Martins ECA/USP

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v11i1.6382

Palavras-chave:

Wikipédia, validação textual, autoria colaborativa

Resumo

O processo autoral da Wikipédia, aberto e colaborativo, abala o modelo tradicional de produção e validação textual, baseado nas credenciais do especialista ou do escritor renomado. A fim de explorar este fenômeno, este artigo parte da premissa de que a autoria e a autorização do texto são construções históricas que variam em diferentes épocas e constituições culturais. Num primeiro momento, é feito um breve percurso por esses deslocamentos, desde a Antiguidade até o período moderno, pontuando algumas de suas inflexões. Em seguida, é analisado o modelo editorial da enciclopédia eletrônica, estruturado em um sofisticado sistema sociotécnico que, diferentemente de outras publicações colaborativas presentes na rede, tende à centralização. Por último, é apresentado um estudo de caso do verbete Faixa de Gaza da Wikipédia Lusófona, no qual pôde ser observada a dinâmica de interação entre os colaboradores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Cintra Martins, ECA/USP

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Pesquisadora do Colabor (Núcleo de Pesquisa em Linguagens Digitais), da ECA/USP, e do grupo de pesquisa Novas Tecnologias, Cultura e Práticas Interativas e Inovação em Saúde, da Fundação Oswaldo Cruz.

Downloads

Publicado

2013-03-28