Reverberações do simbólico: ponderações em torno da cultura popular e de suas modulações midiáticas // REVERBERATIONS OF THE SYMBOLIC: REFLECTIONS ABOUT POPULAR CULTURE AND ITS MEDIA MODULATIONS

Autores

  • Fabrício José Nascimento da Silveira Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i3.6140

Palavras-chave:

Cultura popular, Quadros de sentido, Representação, Cultura midiática, Dispositivo midiático, Televisão.

Resumo

Abstract: Taking into account the distinct modalities of representation and modulation of the “popular” that reverberate in Brazilian media devices, especially in television, the article aims to deal with the following questions: how and to which degree the com- munication vehicles have been appropriating the meaning instances that characterize and define the ordinary man? Does popular culture resonate and reach some degree of reverberation and visibility in the scope of the media sphere? What meanings and accounts have been mobilized by media products, mainly the television ones, to allude to what belong to the popular? To accomplish these goals, some theoretic and me- thodological strategies are employed, such as, to recover the main conceptual topics that have been traditionally evoked to address the symbolic universe that demarcates popular culture, to identify how the popular have been incorporated and referenced by culture and media devices and, finally, to analyze how and to what measure this set of postulates transmute into keys for reading and understanding better the issues that were brought to the surface. Resumo: Atentando para as distintas modalidades de representação e de modulação do “popular” que reverberam no âmbito dos dispositivos midiáticos brasileiros, especialmente o televisivo, o presente artigo se propõe a responder as seguintes questões: de que maneira e até que ponto os veículos de comunicação têm se apropriado das instâncias de significação que caracterizam/definem o “homem do povo”? A cultura popular encontra ressonância e alcança algum grau de reverberação e visibilidade no âmbito da esfera midiática? Que sentidos ou representações têm sido mobilizados pelos produtos da mídia, sobretudo a televisiva, para se fazer alusão ao que é do povo? Para tanto, adota como estratégias teórico-metodológicas: recuperar os principais traços conceituais que tradicionalmente têm sido evocados para se reportar ao universo simbólico que demarca a cultura popular; identificar como o “popular” tem sido incorporado/referenciado pela cultura/dispositivos midiáticos; e, por fim, analisar como ou em que medida este conjunto de postulados se converte em chave de leitura para melhor compreendermos as indagações aqui levantadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabrício José Nascimento da Silveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Biblioteconomia pela UFMG e mestre em Ciência da Informação pela mesma universidade. Atualmente cursando o Doutorando em Ciência da Informação pelo PPGCI/UFMG. Tem experiência nas áreas de Biblioteconomia e de Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: história do livro e das bibliotecas; bibliotecas públicas como lugares de práticas culturais; acervos públicos de informação e a constituição dos discursos identitários nacionais; acervos públicos de informação e a política nacional de preservação da memória e do patrimônio; e diretrizes para a formação do bibliotecário no Brasil e nos países em desenvolvimento. Integrante do GRIS – Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade / FAFICH-UFMG, sob coordenação da Profa. Dra. Vera Regina Veiga França. Artigo desenvolvido como trabalho final da disciplina Cultura, cultura popular e cultura midiática, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social - PPGCOM / FAFICH-UFMG, ministrada pelas professoras doutoras Luciana de Oliveira e Vera Regina Veiga França as quais agradeço pelas valiosas contribuições.

Publicado

2012-09-01