A Televisão Brasileira em Nova Etapa? - Hoje é Dia de Maria e o Cinema Pós-moderno // Brazilian Television Fiction: a new stage? – Hoje é Dia de Maria and the postmodern cinema
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i2.6071Palavras-chave:
televisão, cinema pós-moderno, convergênciaResumo
O exame da minissérie Hoje é Dia de Maria (Luiz Fernando Carvalho, 2005) indica o aprofundamento do paradigma pós-modernista na televisão brasileira. A intensificação de traços, como a alternância entre naturalismo e antinaturalismo e a hiperestetização, resultam do incremento de troca com o cinema pós-modernista. Por meio da concepção de David Bordwell acerca da rede de resolução de problemas e das quatro possíveis formas de relacionamento com a tradição, pretende-se apontar indícios de que a televisão brasileira possa ter adentrado em nova fase de realização ficcional, que inclui a experimentação narrativa, com repercussões no campo comunicacional.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.