A Televisão Brasileira em Nova Etapa? - Hoje é Dia de Maria e o Cinema Pós-moderno // Brazilian Television Fiction: a new stage? – Hoje é Dia de Maria and the postmodern cinema

Autores

  • Renato Luiz Pucci Junior Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i2.6071

Palavras-chave:

televisão, cinema pós-moderno, convergência

Resumo

O exame da minissérie Hoje é Dia de Maria (Luiz Fernando Carvalho, 2005) indica o aprofundamento do paradigma pós-modernista na televisão brasileira. A intensificação de traços, como a alternância entre naturalismo e antinaturalismo e a hiperestetização, resultam do incremento de troca com o cinema pós-modernista. Por meio da concepção de David Bordwell acerca da rede de resolução de problemas e das quatro possíveis formas de relacionamento com a tradição, pretende-se apontar indícios de que a televisão brasileira possa ter adentrado em nova fase de realização ficcional, que inclui a experimentação narrativa, com repercussões no campo comunicacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Luiz Pucci Junior, Universidade Anhembi Morumbi

Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo – ECA/USP. Docente do Mestrado em Comunicação, da Universidade Anhembi Morumbi. Autor de Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008) e bolsista de produtividade de pesquisa do CNPq, PQ 2. Ph.D. in Communication Science, São Paulo University - ECA/USP. Professor at Anhembi Morumbi University - Communication School. Author of Cinema Brasileiro Pós-moderno: o Neon-realismo (Sulina, 2008). Productivity researcher by CNPq - PQ 2.

Downloads

Publicado

2012-08-28