Cidadãos na rede: Tipos de internautas e sua relação com a informação política online // Citizens in the web: A user typology and its relation to online political information

Autores

  • Alessandra Aldé UERJ

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5809

Palavras-chave:

internet e política, comunicação e cidadania, mídia e democracia

Resumo

A partir do discurso dos próprios cidadãos, apreendido através de uma série de grupos de discussão, este artigo propõe uma releitura das categorias de situações de comunicação identificadas anteriormente (Aldé, 2004) à luz da nova realidade de circulação da informação online. A proposta é verificar a pertinência dos perfis Ávido, Assíduo, Consumidor de escândalos, Frustrado e Desinformado para indivíduos com acesso amplo à internet. Constatamos que a internet não substitui, mas se superpõe aos meios anteriores, vendo-se apropriada de formas específicas por usuários com diferentes interesses e perfis de uso. Analisando as características de cidadãos que fazem da internet um uso rotineiro, não especializado, o presente trabalho aponta para a adaptação e complexificação das categorias anteriores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Aldé, UERJ

Professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ. Pesquisadora associada do Doxa, no Instituto de Estudos em Sociologia e Política (UERJ). Bolsista Prociência/FAPERJ, com a pesquisa “Internet e circulação da informação política”.

Downloads

Publicado

2012-03-27

Edição

Seção

New Section Title Here