Música, experiência e mediação: a canção popular como dispositivo de memória // Music, experience and mediation: the popular song as memory device

Autores

  • Carlos Magno Camargos Mendonça Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiane da Silveira Lima Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5807

Palavras-chave:

Mediatização. Memória. Música.

Resumo

Alguns autores definem a sociedade contemporânea como uma civilização da imagem, cujas consequências levariam ao empobrecimento da experiência e à produção técnica de uma amnésia generalizada. Em oposição a esta perspectiva, preferimos abordar as imagens no interior da mediatização – pensada como processo interacional de referência, lacunar e incompleto. Acreditamos que é preciso investigar os lugares em que a vida se encena com as imagens e para além delas. A partir da cosmogonia grega, associamos memória à experiência estética e argumentamos que a música pode ser um dispositivo de memória privilegiado ainda nos dias atuais. Para testar nossa hipótese, ensaiamos a análise da canção Triste Bahia, de Caetano Veloso.

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Biografia do Autor

Carlos Magno Camargos Mendonça, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - FAFICH/UFMG.

Cristiane da Silveira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutoranda em Comunicação Social e bacharel em Radialismo pela UFMG, com Formação Complementar em Música. Integrante do Grupo de Pesquisa Poéticas da Experiência.

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Publicado

2012-06-11

Edição

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