Narrativa como mediação fundamental da experiência dos acontecimentos: a mise en intrigue midiática // Narrative as a fundamental mediation of event’s experience: the mise en intrigue of media

Autores

  • Carlos Alberto de Carvalho Universidade Federal de Ouro Preto
  • Leandro Rodrigues Lage Unniversidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5804

Palavras-chave:

Acontecimento, Narrativa, Mídia

Resumo

O conceito de acontecimento tem ocupado cada vez mais lugar central em estudos comunicacionais de diversos enfoques. Daí a necessidade de se reconhecer a importância das formas de narrá-lo para que ele seja compreendido e faça compreender. Neste artigo, partimos das potencialidades teóricas e metodológicas do conceito de acontecimento desde as visadas pragmatista e hermenêutica para indicar alguns dos modos como o acontecimento, na atualidade, está sujeito às afecções vindas do seu apanhar pelas mídias. As mediações narrativas implicadas no vir à luz do acontecimento e nas disputas dos sentidos aí operadas constituem um dos pontos de partida de nossas reflexões, que culminam numa problematização do trabalho narrativo de configuração dos acontecimentos operado pelas mídias. A conciliação das duas perspectivas se revela caminho profícuo para uma análise mais atenta das formas de compreensão da experiência dos acontecimentos através das mediações narrativas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto de Carvalho, Universidade Federal de Ouro Preto

Instituto de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto - Curso de Comunicação Social/Jornalismo.

Leandro Rodrigues Lage, Unniversidade Federal de Minas Gerais

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, com especialização em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Downloads

Publicado

2012-04-06