Narrativa como mediação fundamental da experiência dos acontecimentos: a mise en intrigue midiática // Narrative as a fundamental mediation of event’s experience: the mise en intrigue of media
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5804Palavras-chave:
Acontecimento, Narrativa, MídiaResumo
O conceito de acontecimento tem ocupado cada vez mais lugar central em estudos comunicacionais de diversos enfoques. Daí a necessidade de se reconhecer a importância das formas de narrá-lo para que ele seja compreendido e faça compreender. Neste artigo, partimos das potencialidades teóricas e metodológicas do conceito de acontecimento desde as visadas pragmatista e hermenêutica para indicar alguns dos modos como o acontecimento, na atualidade, está sujeito às afecções vindas do seu apanhar pelas mídias. As mediações narrativas implicadas no vir à luz do acontecimento e nas disputas dos sentidos aí operadas constituem um dos pontos de partida de nossas reflexões, que culminam numa problematização do trabalho narrativo de configuração dos acontecimentos operado pelas mídias. A conciliação das duas perspectivas se revela caminho profícuo para uma análise mais atenta das formas de compreensão da experiência dos acontecimentos através das mediações narrativas.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.