Música e Tecnologia, do Vinil ao MP3 // Music and technology, from vinyl to MP3
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v10i1.5796Palavras-chave:
tecnologia e criação sonora, música e tecnologia, gravação sonoraResumo
As diversas tecnologias ligadas aos processos de gravação sonora, passaram, a partir dos anos 60, a ser compreendidos como “meios expressivos” capazes de permitir o surgimentos de novas linguagens e procedimentos ligados a criação musical. Ao abandonar seu papel de suporte, a tecnologia, principalmente a partir dos sistemas digitais dos anos 90, traz uma grande série de novas indagações aos processos de criação, registro e duplicação da obra musical, onde diversos conceitos devem ser repensados e reconfigurados. E, com a popularização da Web a partir do final dos anos 90, e a consequente circulação da obra sonora desvinculada de qualquer relação com os suportes físicos, tem-se hoje uma nova indústria, novos processos de criação e toda uma nova abordagem das questões ligadas as relações entre música e tecnologia. Finalizando, a tecnologia é um elemento importante na construção da singularidade sonora, algo imprescindível na música popular e em alguns casos específicos da música erudita, como as gravações de Glenn Gould. Portanto, é necessário ter uma visão clara deste processo desde os discos de vinil até as possibilidades digitais da atualidade, e compreender a tecnologia como um dos mais importantes “meios expressivos” da criação sonora.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.