CONSTRUÇÃO DAS NARRATIVAS PELAS EMPRESAS DE PLATAFORMA: IMPACTOS NA PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i2.57338

Palavras-chave:

Trabalho por plataforma, Narrativa, Opinião Pública

Resumo

Este artigo, baseado na apresentação feita no Grupo de Pesquisa Comunicação e Trabalho, no 46º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em 2023, problematiza como a construção de narrativas em torno do trabalho por plataforma impacta a formação da opinião pública e o bem-estar social dos trabalhadores. Reflete sobre a articulação entre discurso e assimetrias no âmbito laboral dissimuladas pelo véu da tecnicidade. O texto suscita a reflexão sobre as retóricas em torno do trabalho digital e as implicações dos agenciamentos sociotécnicos utilizados pelas empresas, que emergem com uma roupagem discursiva de disrupção, de autonomia e de empreendedorismo, mas revelam-se como
forma de sustentação do controle, do corte de custos e da precarização do trabalho. Por meio de uma metodologia pautada em pesquisa bibliográfica, traz, adicionalmente e com intencionalidade, a título de ilustração, exemplos de conteúdos das empresas de plataforma brasileiras como maneira de suavizar os discursos negativos em torno de seus negócios. A discussão se dedica à utilização da narrativa como forma de legitimação da supremacia do capital sobre o trabalho, que influencia a formação da opinião pública. 

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Biografia do Autor

Maria Cristina Maiello, Universidade de São Paulo/Mestranda

(Maria) Cristina Maiello é mestranda em Relações Públicas, na linha de pesquisa Comunicação: Interfaces e Institucionalidades, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM), da Escola de Comunicações e Artes (ECA), da Universidade de São Paulo (USP). Possui especialização em Gestão Integrada da Comunicação Digital (latu sensu), ministrado pelo Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP (conclusão em 2020). Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Rádio e TV, pela ECA-USP (1984), e em Jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (1987). Trabalha há mais de 20 anos em Comunicação Corporativa. Atualmente é sócia-diretora da agência de comunicação Fato Relevante, com foco em palestras, narrativas, reputação, treinamentos de porta-vozes e programas de crises. Foi vice-presidente da agência de comunicação Kreab Gavin Anderson (atual Llorente & Cuenca) e diretora de outras agências de Comunicação como In Press Porter-Novelli e Imagem Corporativa. Recebeu diversos prêmios, a exemplo do Prêmio Aberje São Paulo, pelo trabalho de Comunicação Integrada para a Klabin, referente à prevenção de crise na construção de uma fábrica no Paraná, e o 26º Prêmio de Opinião Pública, do Conrerp, pelo trabalho desenvolvido pela Basf em parceria com a agência Imagem Corporativa. Conta ainda com as premiações Hall of Fame Palladium (Volkswagen) e I-Best - Público, pelo site feminino Obsidiana. Como jornalista, trabalhou em veículos como Folha de S. Paulo e Jornal da Tarde, foi repórter e editora em revistas da editora Abril, colaborou com as revistas Veja e Exame, além de ter sido fundadora do primeiro portal feminino brasileiro Obsidiana.

Luiz Alberto de Farias, Universidade de São Paulo/professor de graduação e de pós-graduação

Livre-Docente pela ECA-USP, pós-doutorado em Comunicação pela Universidade de Málaga/Espanha, doutor em Comunicação e Cultura (Prolam/USP), mestre em Comunicação e Mercado, especialista em Teoria da Comunicação e graduado em Relações Públicas (Casper Líbero), graduado em Jornalismo (Universidade Cruzeiro do Sul). Professor visitante na Universidade de Málaga e Universidade Nova de Lisboa (Portugal). Foi diretor acadêmico da Universidade Anhembi Morumbi. É Professor Livre Docente da ECA-USP e atua no programa de pós-graduação Stricto Sensu em Ciências da Comunicação.

Carolina Frazon Terra, Faculdade Cásper Líbero/professora e Universidade de S.Paulo/professora permanente do PPGCOM/ECA

Carolina Frazon Terra é pesquisadora líder do grupo de pesquisa Influcom da Faculdade Cásper Líbero e Membro do grupo de pesquisa Com+|Eca-USP; pós-doutora, doutora, mestre e especialista pela ECA-USP; formada em Comunicação Social/RP (UNESP/Bauru). Já passou por empresas como FIAT, Vivo, MercadoLivre, Agência Ideal, Garoto e Nestlé. Atualmente, é consultora de mídias sociais e RP Digitais, professora do mestrado e da graduação da Faculdade Cásper Líbero, de pós-graduações lato e stricto sensu na USP. É autora de diversos livros, dentre eles Marcas Influenciadoras Digitais, Byung Chul-Han e a Hipercomunicação, Comunicação Organizacional: práticas, desafios e perspectivas digitais, Blogs Corporativos e Mídias Sociais e agora?. Autora da metodologia REATIVA de influência corporativa digital (carolterra.com.br) e editora do blog Rpalavreando.

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Publicado

2024-03-20

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Artigos