TERRITORIALIDADES DE ESCUTA: SONS E SILÊNCIOS EM BATALHAS DE POESIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i3.55374

Palavras-chave:

slam, sonoridades, ambiências

Resumo

Neste artigo temos por objetivo discutir batalhas de poesia (slams) como territorialidades sônico-musicais (Fernandes; Herschmann, 2015) afetivas e potentes, em que o corpo se torna instrumento de fala e de escuta em rituais de partilha. Tais performances, popularizadas no país na última década, buscam criar espaços de expressão e têm sido promovidas especialmente em locais periféricos de centros urbanos ou por comunidades socialmente minoritárias, como de mulheres, pessoas negras ou LGBTQIA+. Consideramos, desse modo, que não apenas as trilhas sonoras que acompanham as batalhas como as sonoridades produzidas pelos atores dão forma às ambiências (Thibaud, 2013) do slam, representadas em seus modos de “estar-junto” (Maffesoli, 1998). Assim, pensando nas sonoridades em suas dimensões afetivas (Moreaux, 2014) e políticas (Lima, 2019), nesta análise refletimos sobre as dinâmicas de sons e silêncios nos slams como importantes elementos produtores de sentidos. Para tal, metodologicamente utilizamos a observação participante das performances de dois eventos de slam: o Slam da Onça, em uma associação comunitária no bairro de Sussuarana, em Salvador, na Bahia, e o Slam 188, do qual participamos em uma praça no centro do Rio de Janeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Marcia Hachmann de Lacerda da Gama, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda em Comunicação (PPGCOM-UERJ), mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), graduada em Comunicação pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Membro do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade (CAC-UERJ) e bolsista CAPES. dani.dagama@hotmail.com

Cíntia Sanmartin Fernandes, UERJ

Doutora e mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e coordenadora do grupo de pesquisa Comunicação, Arte e Cidade na UERJ. cintiasan90@gmail.com

Referências

CURA, T. F. Manas de batalha: feminismo(s) em rodas de ritmo e poesia. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Escola de Comunicação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019.

D’ALVA, R. E. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça: o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil, [France], n. 9, p. 119-126, 2011. Disponível em: https://gerflint.fr/Base/Bresil9/estrela.pdf. Acesso em: 30 mar. 2019.

FERNANDES, C. S.; HERSCHMANN, M. Música, sons e dissensos: a potência poética feminina nas ruas do Rio. MATRIZes, São Paulo, v. 14, n. 2, p. 163-179, maio/ago. 2020. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/164902. Acesso em: 11 jul. 2023.

FERNANDES, C. S.; HERSCHMANN, M. Usos da cartografia nos estudos de comunicação e música. Fronteiras, São Leopoldo, v. 17, n. 3, p. 290-301, set./dez. 2015. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/fronteiras/article/view/fem.2015.173.03/4989. Acesso em: 11 jul. 2023.

GAMA, D. M. H. L. A voz e a vez de dizer: batalhas de poesia em comunidades de periferias de Salvador/BA. 2019. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Centro de Artes, Humanidades e Letras, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Cachoeira, 2019.

HAESBAERT, R. Da desterritorialização à multiterritorialidade. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10., 2005, São Paulo. Anais eletrônicos [...]. São Paulo: [s. n.], 2005. p. 6774-6792. Disponível em: http://www.observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal10/Teoriaymetodo/Conceptuales/19.pdf. Acesso em: 16 jan. 2024.

LA ROCCA, F. Formas de criatividade culturais: uma leitura estética das ambiências e atmosferas urbanas. In: FERNANDES, C. S. et al. (org.). A(r)tivismos Urbanos: (sobre)vivendo em tempos de urgências. Porto Alegre: Sulina, 2022. p. 405-422.

LIMA, C. A. B. Muros ruidosos: o ruído como ação política. 2019. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Centro de Artes de Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.

LUCENA, C. T. Beijo de línguas: quando o poeta surdo e o poeta ouvinte se encontram. 2017. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2017.

MAFFESOLI, M. O tempo das tribos: o declínio do individualismo nas sociedades de massa. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1998.

MAGNANI, J. G. C. De perto e de dentro: notas para uma etnografia urbana. Revista Brasileira de Ciências Sociais, [São Paulo], v. 17, n. 49, p. 11-29, jun. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-69092002000200002&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 29 jun. 2023.

MIRANDA, C. A. Aubervilliers e Cooperifa: o olhar pós-urbano da periferia sobre a cidade. 2015. Dissertação (Mestrado em Literatura, Cultura e Contemporaneidade) – Departamento de Letras, Centro de Teologia e Ciências Humanas, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.

MOREAUX, M. P. Expressões e impressões do corpo no espaço urbano: estudo das práticas de arte de rua como rupturas dos ritmos do cotidiano da cidade. 2013. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Departamento de Geografia e Meio Ambiente, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

OLIVEIRA, C. M.; BOCCHETTI, A. Uma cartografia poética do slam: itinerâncias políticas entre corpo e palavra. Terceira Margem, Rio de Janeiro, v. 26, n. 49, p. 155-175, 2022. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/tm/article/view/50537. Acesso em: 11 jul. 2023.

SALLES, E. Poesia revoltada. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2007.

SCHECHNER, R. Pontos de contato entre o pensamento antropológico e teatral. Cadernos de Campo, São Paulo, n. 20, p. 213-236, 2011. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/cadernosdecampo/article/view/36807. Acesso em: 1 abr. 2019.

SLAM. In: CAMBRIDGE dictionary. Cambridge, UK: Cambridge University Press, [202-]. Disponível em: https://dictionary.cambridge.org/pt/dicionario/ingles/slam. Acesso em: 30 mar. 2024.

TAYLOR, D. The archive and the repertoire: performing cultural memory in the Americas. Durham: Duke University Press, 2003.

THIBAUD, J.-P. Donner le ton aux territoires. In: COLON, P.-L. (coord.). Ethnographier les sens. Paris: Pétra, 2013. p. 235-255. Disponível em: https://hal.science/hal-00995503. Acesso em: 19 jun. 2023.

THRIFT, N. Intensities of feeling: towards a spatial politics of affect. Geografiska Annaler: series B Human Geography, [s. l.], v. 86, n. 1, p. 57-78, 2004. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.0435-3684.2004.00154.x. Acesso em: 11 jul. 2023.

TURNER, V. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2015.

ZUMTHOR, P. Introdução à poesia oral. São Paulo: Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2024-04-26

Edição

Seção

Artigos