Análise da comunicação eleitoral – uma proposta metodológica para os estudos do HGPE // Analysis of election communication: a methodological approach for studies of HGPE
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i3.5533Palavras-chave:
comunicação política, comunicação eleitoral, HGPE.Resumo
O artigo apresenta algumas formulações a respeito da pesquisa em comunicação eleitoral, tendo como parâmetros análises fundadas nas ciências da comunicação, da linguagem e da política. Propomos ferramentas para o estudo do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral (HGPE) que contemplem uma abordagem qualitativa amparada por dados quantitativos. Justifica-se esse tipo de proposta em função da centralidade que a televisão nos processos de socialização e difusão de posições sobre políticas públicas. Mesmo com a difusão do uso dos novos meios de comunicação, principalmente a partir das redes sociais digitais, a televisão continua marcando o início do “tempo da política” durante os períodos eleitorais brasileiros.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.