A “mineração do futuro” em disputa: estratégias organizacionais, apagamentos discursivos e a influência indireta

Autores

  • Daniel Reis Silva Universidade Federal de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0002-9989-7449
  • Fabia Pereira Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Lara Lucienne Dornas Amaral Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v21i1.50309

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, Mineração do Futuro, Estratégias Discursivas

Resumo

O artigo investiga as práticas, estratégias e reverberações do Instituto Brasileiro de Mineração (IBRAM), entendido enquanto ator central na teia discursiva acerca da “Mineração do Futuro” no Brasil. Partindo de uma visão crítica sobre a comunicação organizacional e da noção de influência indireta, o texto argumenta que o IBRAM se constitui como principal braço de relações públicas de uma indústria que enfrenta inúmeras questões ambientais e sociais acerca de seus impactos. Visando compreender aspectos estratégicos da atuação desse ator, o texto apresenta uma matriz metodológica inspirada na Análise Crítica do Discurso que procura desvelar marcas discursivas da atuação do instituto e entender elementos de sua circulação na imprensa. Como resultado, observa que o IBRAM opera com o embaralhamento de informações acerca de sua natureza e com estruturas argumentativas que apagam conflitos específicos em favor de visões generalistas sobre a sustentabilidade e ética do setor, e que seu discurso neoliberal contra regulamentações ganha força pelo seu acionamento genérico na imprensa enquanto voz especializada.

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Biografia do Autor

Daniel Reis Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e doutor pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisador permanente do Programa de Pós-Graduação e Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Vice-líder do IPÊ - Grupo de Pesquisa em Instituições Públicos e Experiências Coletivas. E-mail: daniel.rs@hotmail.com.br

Fabia Pereira Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora Adjunta do Departamento de Comunicação Social e Pesquisadora Colaboradora do Programa de Pós Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2014). Diretora do Centro de Comunicação (CEDECOM) da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1999), especialização em Gestão Estratégica de Marketing (PUC Minas, 2003), mestrado em Comunicação Social: Interações Midiáticas (PUC Minas, 2009). Integrante dos Grupos de Pesquisa Comunicação, Mobilização Social e Opinião Pública - MOBILIZA (UFMG) e DIALORG - comunicação no contexto organizacional: aspectos teórico-conceituais (PUC−MG). Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP), gestão 2020-2022. Foi Diretora Científica Adjunta e Coordenadora do Intercom Júnior de Relações Públicas e Comunicação Organizacional (2020-2021). Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Relações Públicas, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação organizacional, planejamento da comunicação, comunicação estratégica, relações públicas e discurso organizacional.

Lara Lucienne Dornas Amaral, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da PUC-Minas. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do grupo IPÊ - Grupo de Pesquisa em Instituições, Públicos e Experiências Coletivas . E-mail: laradornas2009@hotmail.com

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Publicado

2024-03-19

Edição

Seção

Artigos