Século veloz, imagem passageira: acaso, corpo e cérebro na edição audiovisual ao vivo // Century of speed, ephemeral image: hazard, body and mind in audiovisual live editing
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v9i1.4926Palavras-chave:
Edição ao vivo, performance, pensamento.Resumo
Uma nova concepção de edição de imagens e sons ganha força no cenário artístico e cultural na passagem entre os séculos XX e XXI: a edição ao vivo. A prática coloca novos problemas às tradicionais edições audiovisuais, notadamente quanto a sua relação com a ideia de montagem do cinema. O presente artigo procura pensar essa nova experiência no campo da arte e da comunicação em suas conexões com o acaso, o corpo e o cérebro. Interessa-nos ao final em como o corpo, num ambiente performático, é a instância que força a pensar.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.