Cinema e pesquisa em ciências sociais e humanas: contribuição do filme etnopsicológico para o estudo da infância e culturas

Autores

  • Natália Ramos Universidade Aberta de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i2.4817

Palavras-chave:

Imagem em movimento, Filme etnopsicológico, Infância.

Resumo

A introdução da imagem em movimento na pesquisa veio produzir grandes desafios e modificações ao nível da observação directa e diferida, da descrição e linguagem, da interpretação e análise e da comparação e comunicação. A imagem animada fornece contributos valiosos para o desenvolvimento do conhecimento, tanto ao nível da pesquisa, como no âmbito da intervenção e da formação. O filme etnopsicológico possibilita o estudo do facto total, favorecendo a análise das várias dimensões da comunicação, o estudo da relação das representações e das práticas, facultando múltiplos significados e perspectivas de estudo, muito em particular, a análise, a descrição e a comparação intercultural. O texto realça a importância e as vantagens da metodologia fílmica, da utilização da imagem animada, das técnicas audiovisuais, no âmbito das ciências sociais e humanas e nos estudos interculturais, particularmente, no domínio da infância onde se apresentam exemplos de aplicação.

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Biografia do Autor

Natália Ramos, Universidade Aberta de Lisboa

Professora Associada da Universidade Aberta, Lisboa; Doutorada em Psicologia pela Universidade René Descartes, Paris V, Sorbonne; Investigadora do Centro de Estudos das Migrações e das Relações Interculturais (CEMRI), onde coordena o grupo de investigação: Saúde, Cultura e Desenvolvimento; Coordenadora do Mestrado em Comunicação em Saúde da Univ. Aberta; Rua da Escola Politécnica, 147, 1269-001 Lisboa

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Publicado

2011-01-19

Edição

Seção

Artigos