POR UMA PUBLICIDADE ANTIRRACISTA:

INICIATIVAS PROMISSORAS EMERGENTES NAS MODALIDADES DE DUPLA ARTICULAÇÃO

Autores

  • Enéias Brum Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Elisa Reinhardt Piedras Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v20i1.45681

Palavras-chave:

publicidade e propaganda, Raça, dupla articulação

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e caracterizar as modalidades de dupla articulação das práticas de produção publicitária com as práticas de contestação do público vinculadas ao racismo e antirracismo na publicidade brasileira contemporânea. A partir de noções como modalidades de dupla articulação da publicidade e publicidade antirracista e através da técnica de análise documental, esta pesquisa qualitativa se debruça sobre um corpus coletado na mídia especializada do campo publicitário (2011-2019). Os resultados apresentam campanhas contestadas pelo público atravessadas pela questão racial, suas motivações, manifestações de anunciantes e agências de publicidade, além de iniciativas pró-diversidade emergentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enéias Brum, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Graduado em Relações Públicas (UFRGS), mestre em Comunicação (UFRGS) e doutorando em Comunicação Social (PUCRS). Pesquisador dos projetos "INOVA PP" do PPGCOM/PUCRS e "Rumos da pesquisa em publicidade" do PPGCOM/UFRGS e do grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais (PPGCOM/UFRGS).

Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduada em Publicidade e Propaganda (UCPel) e em Design Gráfi co (UFPel), mestre em Comunicação e Informação (PPGCOM/UFRGS) e doutora em Comunicação (PUCRS). Professora e pesquisadora na Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRGS). Coordenadora do Projeto “Rumos da pesquisa em publicidade” e autora dos livros Fluxo publicitário e Meios e Audiências I e III,  além de artigos em periódicos

Referências

ARAUJO, Leonardo. Coletivo empodera comunicadores negros no Instagram. Propmark, São Paulo, 29 nov. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3ROuhjZ. Acesso em: 20 jul. 2021.

ARAUJO, Leonardo. Agências e players do mercado trabalham para formar profissionais negros. Propmark, São Paulo, 20 nov. 2019a. Disponível em: https://bit.ly/3S9GG1B. Acesso em: 20 jul. 2021.

ARAUJO, Leonardo. Africa e o desafio da gestão de pessoas. Propmark, São Paulo, 26 set. 2019b. Disponível em: https://bit.ly/3UeTTby. Acesso em: 20 jul. 2021.

BARBOSA, Mariana. Grupo de Planejamento de São Paulo mapeia diversidade na área. Propmark, São Paulo, 2 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3ROuBzf. Acesso em: 20 jul. 2021.

BARROS, Carla. A “invisibilidade” do Mercado de baixa renda nas pesquisas de marketing: as camadas populares consomem ou sobrevivem? In: ENCONTRO DE MARKETING DA ANPAD, 2., 2006, Rio de Janeiro. Anais […]. Rio de Janeiro: Anpad, 2006.

BATISTA, Leandro Leonardo; LEITE, Francisco (org.). O negro nos espaços publicitários brasileiros: perspectivas contemporâneas em diálogo. São Paulo: ECA: Cone, 2011.

BAUER, Martin W.; GASKELL, George; ALLUM, Nicholas C. Qualidade, quantidade e interesses do conhecimento: evitando confusões. In: BAUER, Martin W.; GASKELL, Georg. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2013. p. 17-36.

BRUM, Enéias. Modalidades de dupla articulação da publicidade: reconfigurações das práticas de produção de agências e anunciantes diante das práticas de contestação do público. 2021. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/220965. Acesso em: 30 nov. 2021.

CAROLINE, Joselaine; BRUM, Enéias. Negritude, periferia e (in)visibilidades: reflexões sobre os atravessamentos socioculturais da agência Responsa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3P3OYqb. Acesso em: 5 ago. 2022.

DEAR Publicidade People: Precisamos falar sobre o racismo na propaganda. Adnews, São Paulo, 23 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BImC0W. Acesso em: 20 jul. 2021.

FCB INVESTE globalmente na cultura da diversidade e inclusão. Propmark, São Paulo, 25 out. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3U6V1xT. Acesso em: 20 jul. 2021.

FERNÁNDEZ, Alisson. O Boticário se posiciona sobre a publicidade para o Dia dos Pais. Propmark, São Paulo, 3 ago. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3xsR90h. Acesso em: 20 jul. 2021.

GREY reafirma seu compromisso de inclusão, colaboração e igualdade como palavras de ordem. Adnews, São Paulo, 29 abr. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3Bl5SLP. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. 7 coletivos de mulheres que têm mudado o mercado de trabalho. Meio & Mensagem, São Paulo, 6 mar. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3LiRuIL. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. Debate étnico-racial chega (atrasado) às agências. Meio & Mensagem, São Paulo, 21 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3deTTHY. Acesso em: 20 jul. 2021.

JULIO, Karina Balan. Grupo de Planejamento cria programa de inclusão e diversidade. Meio & Mensagem, São Paulo, 16 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BERwaB. Acesso em: 20 jul. 2021.

LEITE, Francisco. As brasileiras e a publicidade contraintuitiva: enfrentamento do racismo pela midiatização da imagem de mulheres negras. São Paulo: Alameda: FAPESP, 2018.

LEITE, Francisco. Para pensar uma publicidade antirracista: entre a produção e os consumos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 17-66.

LEITE, Francisco. Publicidade Contraintuitiva: inovação no uso de estereótipos na comunicação. Curitiba: Appris, 2014.

LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo. Apresentação. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 13-16.

LEITE, Francisco; LIMA, Lunalva de Oliveira Mendes; BATISTA, Leandro Leonardo. Youtubers negras, narrativas midiáticas contraintuitivas, autoeficácia e ameaça dos estereótipos. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 133-170.

LESSA, Isabella. Bullet suspende atividades da Responsa. Meio & Mensagem, São Paulo, 22 maio 2020. Disponível em: https://bit.ly/3U6RLCF. Acesso em: 20 jul. 2021.

MARTINS, Carlos Augusto de Miranda e. O consumidor não tem cor, mas negro ele não é. Ou como os negros continuam fora da publicidade mesmo estando dentro do mercado consumidor. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 211-220.

MINISTÉRIO da Justiça gera polêmica no Facebook. Propmark, São Paulo, 15 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/3Dnp4LM. Acesso em: 20 jul. 2021.

MONTEIRO, Thaís. Em manifesto, Mooc expande atuação para além da diversidade. Meio & Mensagem, São Paulo, 20 fev. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BjcPx3. Acesso em: 20 jul. 2021.

MOREIRA, Sônia Virgínia. Análise documental como método e como técnica. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Barueri: Atlas, 2005. p. 269-279.

MORENO FERNANDES, Pablo. A publicidade na capital mineira tem cor? Pessoas negras na comunicação de anunciantes de Belo Horizonte. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 221-246.

MORENO FERNANDES, Pablo. O racismo revelado pela ausência: representatividade negra em anúncios de revista. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29., 2020, Campo Grande. Anais […]. Campo Grande: Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3QmkdNZ. Acesso em: 5 ago. 2022.

MORENO FERNANDES, Pablo; LOUREIRO DA SILVA, Larissa; PINTO LIMA, Poliana. Racializando a publicidade: representatividade negra no segmento de bebidas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 43., 2020, Salvador. Anais […]. Salvador: Intercom, 2020. Disponível em: https://bit.ly/3JA9Sft. Acesso em: 28 jul. 2021.

OLIVEIRA, Jéssica. Contratação às cegas ganha espaço nas agências. Propmark, São Paulo, 15 jul. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3eOGFSy. Acesso em: 20 jul. 2021.

PENTEADO, Claudia. Agência3 muda gestão e investe no modelo de atuação “all beta”. Propmark, São Paulo, 17 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3DrXz3D. Acesso em: 20 jul. 2021.

PENTEADO, Claudia. Baixa presença de negros na publicidade é uma questão histórica e social. Propmark, São Paulo, 23 jan. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3djIDdg. Acesso em: 20 jul. 2021.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Estereótipos na publicidade: como a psicologia social pode nos ajudar a identificá-los e evitá-los? In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019. p. 87-110.

PEREIRA, Marcos Emanoel. Psicologia social de estereótipos. São Paulo: EPU, 2002.

PEREZ, Clotilde; POMPEU, Bruno. Quando a presença está longe da equidade: o negro na publicidade brasileira, ainda um estereótipo. In: LEITE, Francisco; BATISTA, Leandro Leonardo (org.). Publicidade antirracista: reflexões, caminhos e desafios. São Paulo: ECA, 2019.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Fluxo publicitário: anúncios, produtores e receptores. Porto Alegre: Sulina, 2009.

PIEDRAS, Elisa Reinhardt. Recepção, circulação e dispositivos sociais de crítica midiática: apontamentos para o estudo das práticas do receptor-consumidor-cidadão diante da publicidade. In: ENCONTRO NACIONAL DA COMPÓS, 20., 2011, Porto Alegre. Anais […]. Porto Alegre: Compós, 2011. Disponível em: http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1717.pdf. Acesso em: 28 jul. 2021.

PLATAFORMA passa a régua no racismo publicitário. Adnews, São Paulo, 1 dez. 2017. Disponível em: https://bit.ly/3BmKsOu. Acesso em: 20 jul. 2021.

POST DE Johnnie Walker sobre racismo causa polêmica. Adnews, São Paulo, 2 maio 2016. Disponível em: https://bit.ly/3Uc1JCE. Acesso em: 20 jul. 2021.

PROJETO combate expressões preconceituosas do mercado publicitário. Propmark, São Paulo, 1 set. 2020. Disponível em: https://bit.ly/3qGr7D5. Acesso em: 20 jul. 2021.

RIACHUELO comenta acusação de racismo em propaganda. Adnews, São Paulo, 2 maio 2016. Disponível em: https://bit.ly/3BlJBxF. Acesso em: 20 jul. 2021.

ROGENSKI, Renato. Bullet cria agência com talentos da periferia. Meio & Mensagem, São Paulo, 2 set. 2019. Disponível em: https://bit.ly/3BmPnii. Acesso em: 20 jul. 2021.

SAIBA porquê a diversidade faz parte da Artplan. Adnews, São Paulo, 5 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/3RSrPJl. Acesso em: 20 jul. 2021.

SODRÉ, Muniz. Claros e escuros: identidade, povo mídia no Brasil. Petrópolis: Vozes, 1999.

WOTTRICH, Laura. Publicidade em xeque: práticas de contestação dos anúncios. Porto Alegre: Sulina, 2019.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

Artigos