Metáfora e metonímia na mensagem visual publicitária: uma perspectiva cognitivista para a análise retórica da imagem.

Autores

  • Gustavo Abreu Pinheiro Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v8i1.3831

Palavras-chave:

Retórica visual, metáfora visual, metonímia visual, publicidade.

Resumo

Neste artigo, propomos um diálogo entre os principais estudos sobre a retórica da imagem publicitária e as abordagens cognitivas para as figuras de linguagem, buscando demonstrar que muito do que se produziu desde Barthes (1990) pode ser correlacionado e enriquecido por insights da semântica cognitiva. Esta pesquisa objetiva identificar operadores da imagem como dispositivo comunicacional e analisar os processos de construção de sentido da metáfora e da metonímia no texto visual publicitário. Utilizando como ponto de partida uma abordagem cognitiva ambas as figuras, buscamos identificar como as relações de condensação e contigüidade atuam nos produtos midiáticos publicitários. Apresentamos então estratégias para análise de metáforas e metonímias no texto visual publicitário, utilizando como corpus um anúncio premiado pelo Clube de Criação de São Paulo.

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Biografia do Autor

Gustavo Abreu Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará, especialização em Comunicação e Novas Tecnologias pela Universidade de Fortaleza, mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia. Atualmente, cursando doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas, na UFBA. Professor Assistente na Universidade Federal do Ceará, do curso Comunicação Social - habilitação em Publicidade e Propaganda. Experiência na área de Comunicação, com ênfase em publicidade, atuando principalmente na área de criação publicitária. Experiência no ensino de disciplinas práticas/teóricas como Direção de Arte, Redação Publicitária, Comunicação Visual, Introdução à Computação Gráfica, Planejamento Gráfico e Criação Publicitária.

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Publicado

2010-09-06

Edição

Seção

Artigos