A persuasão, os estereótipos e os impactos da propaganda contraintuitiva

Autores

  • Francisco Leite
  • Leandro Leonardo Batista

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v7i1.3603

Palavras-chave:

Propaganda contraintuitiva, Persuasão, Estereótipo

Resumo

A proposta deste artigo é apresentar as noções conceituais de persuasão e sua dinâmica na publicidade e discutir sobre alguns efeitos que esta ferramenta pode promover no discurso publicitário contraintuitivo, para o deslocamento e atualização dos estereótipos, aos quais determinados grupos minoritários estão inscritos de forma estigmatizada. Como também, buscar-se-á contribuir com as discussões acadêmicas sobre o papel exercido pela propaganda na coordenação de “outros/novos” olhares sociais sobre a temática dos estereótipos e suas repercussões de sentido.

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Biografia do Autor

Francisco Leite

Formado em Comunicação Social e mestrando em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Bolsista CAPES e coordenador no GPEC – Grupo de Pesquisa de Efeitos da Comunicação da linha de pesquisa “Web 2.0 e Grupos de Referência”.

Leandro Leonardo Batista

Professor Doutor da Universidade de São Paulo (USP) e Coordenador Geral do GPEC - Grupo de Pesquisa de Efeitos da Comunicação da ECA/USP.

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Publicado

2009-09-26

Edição

Seção

Artigos