“SE FERE MINHA EXISTÊNCIA, SEREI RESISTÊNCIA”:

A PRODUÇÃO DE TEXTOS MIDIÁTICOS NAS REDES SOCIAIS ON-LINE COMO REEXISTÊNCIA INTERSECCIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v19i2.35884

Palavras-chave:

linguagem-intervenção, discursos de resistência, discursos de ódio, interseccionalidade, mídias digitais.

Resumo

Acreditando que combater práticas racistas, xenofóbicas, homofóbicas e sexistas é um desafio ético-político para toda a sociedade e para o campo de pesquisa social, neste artigo temos como objetivo dar visibilidade a discursos de resistência que vêm se construindo desde a campanha eleitoral e eleição do atual presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, como resposta aos discursos de ódio feitos contra os direitos humanos e, em especial, contra as minorias sociais. Nosso referencial teórico interdisciplinar orienta-se por uma perspectiva socioconstrucionista do discurso e das identidades sociais que têm no poder de intervenção da linguagem sua base analítica. A análise dos textos selecionados possibilitou reconhecer a formação de identidades interseccionais de gênero, raça e local de origem e de posicionamentos críticos de resistência a políticas de exclusão, utilizando para isso competências de um letramento midiático para a difusão de contradiscursos nas redes sociais on-line.

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Biografia do Autor

Glaucia Almeida Reis Blanco, Cefet/RJ

Jornalista formada pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestra em Relações Étnico-Raciais pelo Cefet/RJ. Integrante do Grupo de Pesquisa Práticas Discursivas na Produção de Identidades Sociais. Servidora do Cefet/RJ, com atuação na Assessoria de Comunicação. 

Maria Crsitina Giorgi, CEFET/RJ

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense. Professora Titular do Ensino Básico Técnico e Tecnológico do Cefet/RJ, com atuação em cursos do Ensino Médio e Técnico e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e em Filosofia e Ensino. Pesquisadora PQ 2 CNPq; JCNE FAPERJ.

Fabio Sampaio de Almeida, CEFET/RJ

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.  Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Cefet/RJ, com atuação em cursos de Graduação e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e em Filosofia e Ensino.

Talita de Oliveira, Cefet/RJ

Doutora em Letras (Estudos da Linguagem) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora titular do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Cefet/RJ, com atuação no Ensino Médio-Técnico e nos Programas de Pós-Graduação em Relações Étnico-Raciais e em Filosofia e Ensino.

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Publicado

2021-11-01

Edição

Seção

Artigos