Divulgação científica da pesquisa brasileira: um diagnóstico da revista Scientific American Brasil
DOI:
https://doi.org/10.9771/contemporanea.v6i1.3516Palavras-chave:
Comunicação, Divulgação científica, Linguagem, Análise do discurso, Scientific American BrasilResumo
O artigo apresenta os resultados do projeto de pesquisa A CIÊNCIA NO BRASIL: UM ESTUDO DA COBERTURA DA REVISTA SCIENTIFIC AMERICAN BRASIL. Trata-se de uma pesquisa com ênfase qualitativa, embora elementos quantitativos tenham sido considerados quando relevantes para a proposta traçada. Objetivou-se verificar qual a abordagem da ciência desenvolvida no Brasil que tem destaque nessa publicação. A revista tem contribuído para a divulgação científica no país, embora se restrinja a um público voltado para a ciência, cumprindo um contrato de leitura entre a proposta editorial do veículo e seu público leitor. O discurso de divulgação científica é construído com rigidez e com linguagem muito especializada, dificultando o acesso à informação de um público mais geral.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nessa revista devem concordar com os seguintes termos relativos aos Direitos Autorais:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Contemporanea e à Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.