Temps, espace et la représentation de la subjectivité dans lês films de Wong Kar-wai

Autores

  • Ludmila Moreira Macedo

DOI:

https://doi.org/10.9771/contemporanea.v4i2.3494

Palavras-chave:

Cinema asiático, Wong Kar-wai, Subjetividade

Resumo

Dada a importância do director Wong Kar-wai não somente no panorama do cinema de Hong Kong, mas na produção cinematográfica contemporânea como um todo, o presente ensaio propõe uma análise de sua obra concentrada no que diz respeito à problemática da identidade dos personagens. O que podemos chamar de “sujeito wongiano” pode ser analisado através de diversos elementos, tais como a tensão entre passado, presente e futuro, a relação com o espaço público e o espaço privado, as mudanças na percepção do tempo e da memória. Outra questão importante examinada no trabalho é a relação dos filmes com o contexto social e político de Hong Kong contemporânea, porque os temas de amor, solidão e alienação que invadem os protagonistas encontram relação no caráter transnacional do cinema asiático e na fusão – frequentemente problemática – entre Oriente e Ocidente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ludmila Moreira Macedo

est maître en Communication et Cultures Contemporaines pour la Faculté de Communication de l’Université Fédérale de Bahia et étudiante au doctorat à l’Université de Montréal, Canada. Boursière Capes.

Downloads

Publicado

2009-07-22

Edição

Seção

Artigos